A OpenAI passou por um grande rebranding nesta terça-feira (4). O reposicionamento da marca é composto por um novo logotipo e uma nova tipografia para criar uma identidade “mais orgânica e humana”.
A principal alteração está no logotipo: a marca nominativa da empresa agora é escrita com a fonte OpenAI Sans. Para olhos menos atentos, a diferença pode parecer sutil. No artigo de apresentação, a empresa também detalha as diretrizes de reprodução do logotipo.
Originalmente, a identidade visual da OpenAI foi desenvolvida pelo CEO Sam Altman e pela cofundadora Ilya Sutskever. Desta vez, o design foi elaborado por uma equipe interna liderada por Veit Moeller e Shannon Jager. Veja abaixo as diferenças na marca nominativa:
A nova fonte OpenAI Sans busca equilibrar precisão geométrica e funcionalidade com um caráter arredondado e acessível, explicou Moeller ao site Wallpaper. Um dos detalhes mais notáveis está na letra “O”, que possui um perímetro externo perfeitamente circular, mas um interior ligeiramente irregular.
ChatGPT ajudou a criar a nova logo da OpenAI
Curiosamente, o ChatGPT também foi utilizado no processo de criação da nova identidade, embora de forma limitada. Segundo Moeller, o chatbot ajudou a calcular diferentes dimensões do design.
“Nós colaboramos com especialistas em fotografia, tipografia, movimento e design espacial, ao mesmo tempo em que integrávamos ferramentas de IA como DALL-E, ChatGPT e Sora como parceiros de planejamento”, afirmaram os designers do projeto.
Todos os detalhes sobre o novo logotipo, a tipografia e a icônica flor da OpenAI estão disponíveis no site oficial da empresa. Atualmente, a identidade renovada já está exposta nos principais produtos da companhia.
Categorias