A OpenAI anunciou no domingo (2) um novo agente de IA para o ChatGPT. Trata-se da pesquisa profunda, que permite ao chatbot realizar, em minutos, tarefas complexas que uma pessoa gastaria horas para fazer, como explicou a empresa.
Com a nova capacidade de sintetizar conhecimento, a IA generativa analisa um artigo científico complexo ou faz recomendações de produtos com base em uma série de requisitos, por exemplo. Além dos comandos via texto, o usuário consegue pedir à tecnologia que analise imagens, PDFs e planilhas, entre outros arquivos.
Futuramente, o agente de IA também poderá fornecer gráficos e imagens nos resultados da análise. Todas as etapas da pesquisa realizadas pela ferramenta são exibidas em uma barra lateral, incluindo um resumo sobre o processo utilizado para referência.
No entanto, a OpenAI destaca que a nova função do ChatGPT possui algumas limitações, sendo possível que ela “alucine” em determinadas ocasiões, apresentando informações falsas nesta fase inicial. Outro detalhe é a sua dificuldade em diferenciar rumores de informações precisas, exigindo cautela ao avaliar as respostas disponibilizadas.
Para usuários pagos
A nova função de pesquisa profunda do ChatGPT chega primeiro para os assinantes da inteligência artificial, com até 100 pesquisas disponíveis para os usuários que pagam US$ 200 mensais, o equivalente a R$ 1,1 mil pela cotação do dia. Isso se deve à alta exigência computacional da ferramenta, segundo a empresa.
Já os usuários Plus e Team têm acesso limitado ao recurso, enquanto os assinantes Enterprise poderão receber a funcionalidade futuramente, mas ainda não há um prazo definido para que isso aconteça. A startup revelou, ainda, planos de aumentar os limites de acesso quando uma nova versão mais rápida e econômica da pesquisa profunda estiver disponível.
Em janeiro, a OpenAI lançou o Operator, seu primeiro agente de IA, que possui a capacidade de auxiliar o usuário em tarefas como planejamento de viagens e compras de supermercados, bem como concluir transações. Ele também faz parte dos planos pagos do ChatGPT.
Categorias