Apple lança Invites, novo app para criação de eventos com amigos

2 min de leitura
Imagem de: Apple lança Invites, novo app para criação de eventos com amigos
Imagem: GettyImages

A Apple lançou o Apple Invites, novo app para planejamento de eventos e convites, nesta terça-feira (4). O aplicativo busca tornar a criação de reuniões, passeios e outros programas em grupo mais dinâmicos e fáceis, reunindo tudo em um único aplicativo.

No Apple Invites, usuários podem visualizar, gerenciar e compartilhar eventos com facilidade, incluindo convites por link. As prévias dos eventos são dinâmicas e oferecem espaço para planos de fundo (inclusive, possivelmente gerados por IA), lista de presenças confirmadas, detalhes sobre o evento (horário, local e lista de convidados) e outras informações preliminares.

Os eventos também servem como hub para lidar com os registros da ocasião. Nele, os convidados podem expor fotos e vídeos do encontro para os demais envolvidos.

iPhone 16 Pro shows an invite for a housewarming party in the Apple Invites app.
A Apple inaugurou o Invites, novo app para criação de eventos. (Fonte: Apple/Divulgação)

Dentro do ecossistema da Apple, o Invites aproveita funções de aplicativos vizinhos. Os convites exibem a previsão do dia puxadas do app Tempo e permitem que os convidados montem playlists para a ocasião dentro do Apple Music — e somente o serviço da Apple.

Contudo, embora todos possam participar de eventos do Apple Invites, somente pagantes do iCloud Plus podem ser anfitriões. Atualmente, o plano mais barato do serviço custa R$ 4,90 por mês.

Apple Invites não é inédito

O site The Verge lembra que o Apple Invites tem proposta e dinâmica muito semelhante ao Partiful, um app de gerenciamento de eventos lançado em 2020. De forma simples, ele tenta reimaginar o processo de convidar pessoas para festas, encontros, passeios e outros eventos coletivos, com uma pegada mais amigável para mobile.

O Apple Invites permite gerenciar, compartilhar e visualizar eventos de forma mais simples. (Fonte: Apple/Divulgação)

Atualmente, o aplicativo ocupa a terceira posição de relevância dentro da categoria “Lifestyle” da App Store. A Apple não fornece números exatos de quantidade de downloads.

É difícil dizer se um app como o Invites tem potencial para vingar em territórios onde o ecossistema da Apple não tem tanta presença, como no Brasil. Por aqui, as pessoas tendem a priorizar métodos acessíveis para todos os sistemas operacionais, sem distinção entre iOS e Android. Não à toa, quando chegou, a criação de eventos do WhatsApp foi uma grande novidade.

Convites também funcionam no Android

Felizmente, o app Invites não deixa os usuários de Android totalmente de fora dos eventos sociais. Se alguém com celular com o sistema do robô for convidado para um encontro por link, ele pode aceitar o convite e confirmar a presença em uma versão web do Invites, acessível pelo navegador.

Depois disso, o Invites oferece um botão para baixar o evento como arquivo e adicionar no app de calendário de preferência — Google Agenda, por exemplo. Além disso, é possível criar eventos sem ter um iPhone: neste caso, o processo acontece totalmente pelo navegador e ainda é necessário ter uma assinatura iCloud Plus.

Contudo, há restrições: não é possível visualizar fotos ou vídeos compartilhados nos eventos sem uma conta iCloud. A criação de conta é gratuita, mas torna a participação um pouco menos intuitiva.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.