Neil Gaiman e ex-esposa são processados por tráfico humano e abuso sexual

Imagem de: Neil Gaiman e ex-esposa são processados por tráfico humano e abuso sexual
Imagem: Divulgação/BBC

Após relatar diversos episódios de abuso que sofreu nas mãos do autor Neil Gaiman ao podcast Tortoise Media e à Vulture, Scarlett Pavlovich iniciou um processo contra ele na última segunda-feira (3). Segundo a Variety, as acusações legais também envolvem a ex-mulher do escritor, Amanda Palmer.

Ex-babá do casal, ela os acusa de participar de práticas como estupro e tráfico humano, tendo abusado de suas condições psicológicas frágeis para cometer uma série de crimes. Enquanto Palmer não participou diretamente dos estupros, ela demonstrou ser conivente com o comportamento problemático de seu então marido e nada fez para impedi-lo.

Entenda o caso envolvendo Neil Gaiman

Segundo os relatos de Pavlovich, ela acreditava ser uma amiga próxima de Amanda Palmer, com quem se conectou durante uma das apresentações da artista. Essa proximidade fez com que ela fossa convidada a ser a babá do filho do casal — oportunidade que ela aceitou, especialmente porque envolvia a chance de conseguir uma moradia em um momento pessoal difícil.

Neil Gaiman e Amanda Palmer são processados por tráfego humano e estupro - 02.jpg

Ela afirma que, nos meses que se seguiram, foi violentada de forma repetida e agressiva por Gaiman, que abusava de seu poder econômico e da dependência que a vítima tinha do emprego. Em diferentes episódios, o escritor a teria agredido com um cinto, a enforcado e a tratado como uma escrava que deveria chamá-lo de “mestre”.

“Gaiman se envolveu em muitos atos sexuais não consensuais com Scarlett”, afirma o processo obtido pela Variety. “Esses atos foram abusivos e humilhantes... Scarlett suportou esses atos porque perderia seu emprego, moradia e apoio prometido para sua futura carreira se não o fizesse”.

Pavlovich também afirma que o criador de Sandman criou uma fama falsa de ser um feminista e um defensor dos direitos das mulheres, motivos pelos quais foi levada a acreditar que estaria segura em sua casa. Ela afirma que, ao final da experiência traumática, desenvolveu tendências suicidas e teve que se internar em um centro psiquiátrico para conseguir sobreviver.

Caso paralisou adaptações de obras do autor

Neil Gaiman e Amanda Palmer são processados por tráfego humano e estupro - 01.jpg

Embora Neil Gaiman tenha usado seu blog oficial para negar as acusações, elas estão sendo tratadas com bastante seriedade pelas empresas parceiras do autor. Imediatamente após o surgimento das primeiras acusações contra ele, a Disney anunciou que estava pausando indefinidamente sua adaptação de O Livro do Cemitério.

Já a Amazon Prime Video decidiu que a última parte de Good Omens, obra co-escrita com Terry Pratchett, vai ser ter sua duração reduzida a um único episódio. A repercussão mais recente do caso envolveu a Netflix, que decidiu encerrar a produção de Sandman após sua segunda temporada — algo que a empresa atribuiu ao encerramento das histórias disponíveis envolvendo o protagonista Morpheus.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.