Recentemente a Uralvagonzavod, maior empresa na fabricação de tanques de guerra russos, anunciou a nova versão do poderoso T-90M. O veículo terá o sistema de interceptação de projéteis Arena-M, para auxiliar na ofensiva russa no conflito contra a Ucrânia.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a fabricante demonstra algumas das capacidades do tanque no inverno russo. A grande novidade é a adição do Arena-M, uma tecnologia desenvolvida para aumentar a durabilidade de veículos blindados contra investidas de artilharias anti-tanque, como drones kamikaze, mísseis teleguiados e RPGs.
Diferente de abordagens tradicionais, esse sistema utiliza uma espécie de radar que inspeciona o ambiente constantemente em busca de projéteis. Ao detectar a ameaça, a configuração pode rastrear e interceptar as ameaças antes que atinjam o tanque, fazendo uma diferenciação inteligente de grandes projéteis e artilharia de menor porte, como atritos, armas menores, etc.
Finally unveiled officially T-90M with Arena-M APS pic.twitter.com/zSDHDBXICK
— Volke (@Volke__) February 5, 2025
Tanques russos sofreram centenas de baixas
A chegada do Arena-M aos tanques deve auxiliar as tropas russas a sofrerem menos baixas durante as batalhas. Por mais que os T-90M sejam os veículos mais avançados desse tipo, pelo menos 120 tanques foram abatidos desde o início da guerra entre países, segundo análises de empresas de inteligência, como a Oryx.
Mesmo com o alto nível de segurança, os tanques não conseguem suportar artilharia pesada fornecida pelo ocidente, como ataques de artilharia precisos. Então, a interceptação de projéteis gerada pelo novo sistema pode ser uma mudança importante no rumo da guerra.
Apesar da confiança na investida, o projeto Arena-M ainda não tem testes totalmente comprovados em campo, colocando sua segurança extraclasse em xeque. Resta aguardar o desenrolar do conflito para entender se a tecnologia russa será páreo contra os armamentos do lado ucraniano.
Fontes
Categorias