Recentemente, o CEO da Electronic Arts Andrew Wilson comentou sobre o fracasso financeiro de Dragon Age: The Veilguard, afirmando que o jogo não conseguiu "repercutir em um público amplo o suficiente". A declaração ocorre pouco após a reestruturação da BioWare, que trabalhou no título e encarou demissões, apesar de ter engajado mais de 1,5 milhões de jogadores.
O comentário ocorreu durante uma chamada financeira focada em investidores, em que Wilson também afirmou “Dragon Age teve um lançamento de alta qualidade e foi bem avaliado pelos críticos e por aqueles que jogaram. No entanto, não ressoou com um público amplo o suficiente neste mercado altamente competitivo.”
Neste contexto, Dragon Age The Veilguard foi alvo de inúmeras críticas, incluindo um ciclo de jogabilidade repetitivo e roteiro problemático. Sobretudo, porém, o título também protagonizou inúmeras polêmicas por suas decisões criativas e narrativas, que muito jogadores apontaram como “forçadas” ou “derivadas de uma agenda maior”.
Adiante, Wilson sugere que os jogos precisam atender as demandas dos jogadores, caso queiram se destacar além de seu público principal. Segundo ele, há maior busca por “recursos de mundo compartilhado e envolvimento mais profundo”, além de "narrativas de alta qualidade".
Aprendendo as lições erradas
Nas entrelinhas e, na prática, as palavras de Wilson se assemelham bastante a características de jogos como serviço, como os passes de batalha e skins que aparecem para todos os jogadores ("recursos de mundo compartilhado") e exigem mais esforços para desbloquear ("envolvimento mais profundo").
Curiosamente, é importante lembrar que Dragon Age The Veilguard nasceu das bases de um jogo multiplayer, com ciclo repetitivo de jogabilidade e apenas um rascunho de história. Segundo informações do jornalista Jason Schreier, o estúdio categorizou seu lançamento como um “milagre”, após “a EA forçar elementos de jogos como serviço, e depois reverter tudo”.
É claro, não demorou para que muitos fãs apontassem que a EA chegou perto, mas não entendeu realmente as reclamações sobre Dragon Age The Veilguard. Com o fim da atual geração de consoles se aproximando, o público vê uma forte movimentação contra os jogos como serviço, liderada especialmente pela PlayStation — que cancelou a maior parte dos projetos do gênero.
Agora, resta aguardar mais novidades para a franquia Dragon Age, que deve voltar à gaveta após um reboot mal-sucedido. E você, curtiu o jogo? Nos conte sua opinião nas redes sociais do Voxel!