A Opera lançou mais um navegador nesta terça-feira (04). Desta vez, a variante recém-apresentada do app da empresa busca ser uma “o primeiro navegador do mundo para promover equilíbrio e saúde mental” na navegação diária.
O novo Opera Air é visualmente semelhante ao Opera One, mas com diferenças importantes para deixar sua interface mais limpa e focada no conteúdo acessado. No que tange às funções básicas de um browser, ele é bem parecido com seu irmão focado em inteligência artificial, portanto é uma boa alternativa para quem já está habituado com o app da companhia.
Uma pesquisa de janeiro de 2025 realizada pela Opera mostrou que 84% dos usuários se sentiam sobrecarregados ou estressados ao navegar na internet, e 97% gostariam que o browser apresentasse funções para melhorar o bem-estar durante o dia. Cerca de 7 mil pessoas foram entrevistadas.
As funções exclusivas do Opera Air são duas:
- Take a Break: uma lista de exercícios de respiração e meditação preparados para supostamente cuidar da saúde mental do usuário;
- Boosts: uma ferramenta de áudio integrada que “batidas binaurais” de frequências específicas que, segundo a Opera, podem ajudar a pessoa a se concentrar ou relaxar durante a navegação.
Os Boosts do Opera Air incluem o Creativity Boost (para criatividade), Energized Focus (concentração) e Deep Relaxation (relaxamento). De acordo com a empresa, o método “é reconhecido por influenciar a atividade das ondas cerebrais, o que promove relaxamento, foco ou um estado meditativo”. No material enviado à imprensa, não foram disponibilizados artigos científicos que comprovem a eficiência do tratamento.
Assim como o reprodutor de mídia padrão do Opera, é possível controlar a reprodução dos Boosts a partir de qualquer aba do navegador. O app também dispõe de controles para ajustar o volume das frequências, do som ambiente e da música escolhida.
Opera Air oferece exercícios de meditação
Por sua vez, o “Take a Break” pode ser acessado na coluna lateral esquerda. Por padrão, são oferecidos quatro exercícios: respiração, mobilidade de pescoço, meditação e escaneamento total do corpo, cada um deles com duração variável de 3 a 15 minutos.
A proposta do novo Opera Air é possibilitar que o usuário mantenha cuidados com a saúde mental no dia a dia, mesmo durante a navegação diária durante o expediente. Sua interface tenta transmitir maior leveza e maior fluidez, mas para usufruir dos supostos efeitos positivos do navegador, é preciso dedicar tempo para as funções extras.
“No Opera Air, mindfulness é adicionado à experiência de navegação de forma não disruptiva. Usuários podem, por exemplo, continuar navegando ou trabalhando em um documento enquanto ouvem o boost ‘Foco calmo’ que usa batidas Alpha 8 Hz, com sons da natureza e música de fundo que os ajudam a manter um estado de concentração”, explicou a Opera na nota de lançamento.
Toda a base do Opera está presente
No mais, todas as funções básicas do Opera estão presentes no novo Opera Air. Dessa forma, os usuários do novo navegador também podem usar a VPN gratuita, o bloqueador de anúncio, integração com mensageiros, diferentes espaços de trabalho, as funções “My Flow” e as interações com a Aria, a IA da empresa.
O Opera Air é gratuito para download e está disponível para desktop. Você pode baixar o navegador no site oficial da Opera.