A NVIDIA mostra novamente a versatilidade da arquitetura Pascal. Após lançar chips de alto e médio desempenho, a fabricante planeja lançar uma placa para os gamers que buscam preço camarada e ainda potencial para rodar os principais games.
É claro que estamos falando da GeForce GTX 1050, a qual vem para substituir a GTX 950. As especificações oficiais ainda não foram liberadas, mas o site Benchlife liberou uma captura de tela do programa GPU-Z que mostra as supostas informações do componente.
De acordo com a imagem, a GTX 1050 será baseada na arquitetura Pascal, sendo que o codinome do chip será GP107. Equipado com 6 multiprocessadores, esta monstrinha deve entregar 768 CUDA Cores e 32 ROPs (unidades de renderização de saída).
Não há detalhes sobre a versão da placa apresentada, mas considerando que esta seja a versão de referência, podemos esperar um processador configurado para rodar com clock de 1.316 MHz no modo padrão, configuração que pode subir para quase 1.400 MHz em modo Boost.
Especificações GeForce GTX 1050
- GPU: GP107
- CUDA Cores: 768
- Clock base: 1.316 MHz
- Clock Boost: 1.380 MHz
- ROPs: 32
- Taxa de preenchimento de pixels: 42,1 GP/s
- Taxa de preenchimento de textura: 84,2 GT/s
- Memória: 4 GB GDDR5
- Clock da memória: 1.752 MHz
- Interface da memória: 128-bit
- Largura de banda da memória: 112 GB/s
Para acompanhar o processador gráfico, a fabricante vai incluir 4 GB de memória RAM do tipo GDDR5 (ainda não há informações se haverá modelo com 2 GB). A interface dos módulos de memória será de 128-bit e a frequência de 1.752 MHz, de modo que a largura de banda chega a 112 GB/s.
Outra curiosidade que vale a pena mencionar é a questão do consumo de energia. Se as informações estiverem corretas, a GTX 1050 poderá rodar sem energia proveniente da fonte de alimentação, ou seja, apenas com a tensão e corrente do barramento PCI-Express. O TDP de 75 watts indica que a placa é muito econômica.
O site Benchlife informou não revelou todas as informações sobre o produto, tampouco publicou fotografia, mas revelou que fontes seguras relatam um lançamento já no meio de outubro. Será que esta placa vai superar a RX 460 da AMD? Vamos aguardar para ver as surpresas da NVIDIA.
Fontes
Categorias