Muito utilizadas para rastrear malas perdidas ou para deixar na carteira, as AirTags agora também são usadas para prevenir o roubo de carros nos Estados Unidos. Uma reportagem da CBS Colorado aponta que o Departamento de Polícia da cidade de Arvada realizou a primeira doação dos rastreados para a população, no intuito de facilitar a identificação dos crimes.
Segundo as imagens exibidas pela emissora, a instituição doou não apenas as AirTags da Apple, como também os minirrastreadores da Tile. O número exato de unidades distribuídas não foi divulgado, mas corresponde a pelo menos metade dos produtos adquiridos pelo departamento.
Os policiais não terão acesso às AirTags doadas, mas os cidadãos que tiverem seus carros roubados poderão ir à delegacia apresentar os dados de monitoramento do gadget. Assim, as autoridades devem ter mais precisão na recuperação dos veículos, além de demorar menos tempo para resolver esse tipo de caso.
Quem recebeu os acessórios também ganhou adesivos para serem colados nos carros. O material é um aviso de que aquele veículo possui um rastreador e pode ser localizado rapidamente pela polícia.
AirTags também são usadas para… roubar carros
Apesar de ser uma solução muito interessante e benéfica, as AirTags da Apple já foram alvo de muitas polêmicas desde seu lançamento em 2021. Há alguns meses, as autoridades do estado de Vermont alertaram sobre o uso dessas tags por parte dos criminosos, que escondiam os rastreadores em locais como as grades do carro para realizar os furtos.
Em 2022, uma ação coletiva contra a Apple aponta que as AirTags são as ferramentas favoritas dos stalkers, e que a companhia não toma as devidas medidas para proteger os usuários.
Segundo rumores recentes, uma nova geração das AirTags será lançada ao longo de 2025 e pode ter o triplo de alcance em relação ao modelo original.
Fontes