Os alinhamentos planetários têm ocorrido, desde 2022, em junho, e neste ano não será diferente. Embora seja comum a presença de vários planetas no céu ao mesmo tempo, quando três ou mais se alinham em uma aparente linha reta, isso constitui um alinhamento planetário.
Na verdade, os planetas não ficam "em fila", como em uma linha reta no espaço. O espetáculo, embora belo de se ver, é uma ilusão de ótica. Ou seja, uma coincidência sob a perspetiva da Terra, devido à posição e inclinação dos planetas em suas órbitas, naquele momento específico.
Hoje, dia 21 de Janeiro de 2025, os planetas em alinhamento são: Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Eles estão visíveis a olho nu – considerando condições climáticas e geográficas –, especialmente após o pôr do sol. Acompanhe para saber mais!
Como será o alinhamento planetário do dia 21 de janeiro?
Vênus, Marte, Júpiter e Saturno são as "estrelas" deste alinhamento planetário que, segundo o Observatório de Astronômico de Córdoba, na Argentina, não precisará de instrumentos especiais para ser visto. Fonte: Stellarium
Alinhamento planetário em janeiro de 2025, com Marte, Vênus, Saturno e Júpiter.Fonte: NASA JPL-Caltech | Reprodução do National GeographicFonte: Stellarium
Basta olhar para o sudoeste para ver Vênus e Saturno. Já Marte, é encontrado no leste. Enquanto Júpiter, se posiciona aos olhos nus no alto céu. Desse modo, é possível contemplar o desfile dos planetas!Fonte: Stellarium
Como posso observar o alinhamento planetário?
Como ocorre com todos os eventos celestes, é aconselhável que você encontre um local com céu aberto, desimpedido de árvores ou prédios altos. Também é importante que a área seja parcialmente livre da poluição luminosa das grandes cidades.
Zonas rurais ou locais remotos podem ser boas opções. Aí é só torcer para que não ocorram nuvens nem chuvas na hora.
Embora binóculos com aumento de 7x a 10x possam ser utilizados, os astros vão estar visíveis sem qualquer instrumento. Caso opte por usar, os planetas poderão ser observados individualmente também.
Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais assuntos como esse aqui no TecMundo e aproveite para conhecer os 126 exoplanetas exóticos revelados em novo catálogo da NASA. Até a próxima!
Fontes
Categorias