Criminoso vende dados de 13 milhões de clientes do Carrefour

1 min de leitura
Imagem de: Criminoso vende dados de 13 milhões de clientes do Carrefour

Um cibercriminoso conhecido como “LaFouine” está vendendo dados de clientes da rede de supermercados Carrefour. A maioria das informações sensíveis seria de 13 milhões de pessoas registradas na França e na Bélgica, apesar de registros sem localização também estarem presentes no suposto vazamento.

Por meio de amostragem, é possível acompanhar os seguintes dados de clientes: nome completo, endereço residencial completo, telefone, número celular, email, informações de perfil, data de nascimento, preferências de compra, cartão de identificação, registros financeiros do Carrefour (taxas, descontos, promoções etc) e valores pagos.

Não há informações sobre usuários brasileiros impactados nem o valor de venda do vazamento. É importante notar que vazamentos do tipo facilitam golpes de phishing.

leakLeak

Como se proteger de phishing

É importante que você saiba como se proteger de cibercriminosos que utilizem táticas de phishing para roubar suas informações. Siga os passos abaixo:

  • Não clique em links de promoções, mensagens de prêmios e logins urgentes que aparecerem em seu email, SMS, WhatsApp ou redes sociais. Se tiver dúvida, seja pró-ativo e busque os canais oficiais via busca
  • Use segundo fator de autenticação (2FA) via app terceiro em todas as suas contas (Google Authenticator, Microsoft Authenticator, Authy etc)
  • Acompanhe movimentações financeiras em seu nome via Registrato, do Banco Central
  • Utilize um antivírus no seu computador e smartphone, as soluções atuais não roubam memória como antigamente e são uma adição importante para a sua vida digital

 

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.