TikTok é banido e sai do ar nos Estados Unidos

1 min de leitura
Imagem de: TikTok é banido e sai do ar nos Estados Unidos
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O TikTok já está fora do ar nos Estados Unidos neste domingo (19). O corte ao acesso vem após a Suprema Corte dos EUA ter decidido na sexta-feira (17) que o banimento do aplicativo é constitucional.

Ao acessar o TikTok, usuários são recebidos com a seguinte mensagem: “Desculpe, o TikTok não está disponível no momento. Uma lei proibindo o TikTok foi promulgada nos EUA. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok por enquanto”.

A lei que previa o banimento do aplicativo foi aprovada no Congresso norte-americano com apoio bipartidário. Ela impede que empresas dos EUA hospedem ou publiquem conteúdo no TikTok, que é da ByteDance, uma empresa chinesa.

Contudo, a indisponibilidade no aplicativo pode durar pouco. O presidente eleito, Donald Trump, afirmou que deve adiar a proibição do TikTok por 90 dias após assumir o cargo — o que acontece nesta segunda (20). Vale notar que o CEO do TikTok, Shou Chew, se encontrou com Trump em sua casa há algumas semanas e deve comparecer à posse de Trump na segunda-feira.

Entenda

Foi o próprio presidente dos EUA Joe Biden que sancionou a lei que pode levar ao banimento do TikTok nos Estados Unidos. A promulgação aconteceu em abril de 2024.

Inicialmente, o projeto de lei foi elaborado como um pacote de ajuda financeira para países aliados dos EUA. Contudo, após revisão, o texto passou a incluir medidas de segurança nacional, como a proibição de serviços mantidos por companhias chinesas.

Desde a chegada da nova lei que a ByteDance, empresa controladora do TikTok, supostamente afirma preferia fechar o app nos Estados Unidos a vendê-lo para alguma empresa local. Ao que parece, o rumor foi confirmado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.