Os planos da Google de liberar o Android 16 com antecedência em relação aos anos anteriores parecem mesmo próximos da realidade. Mesmo com a versão anterior ainda em fases iniciais de disponibilização, a companhia já trabalha nas versões Beta da próxima geração — e o lançamento delas já pode estar mais próximo do que você imagina.
De acordo com o site Android Authority, um comentário de um funcionário da Google em um fórum interno para desenvolvedores pode ter revelado sem querer as datas do Beta do Android 16. O colaborador cita dias específicos como prazos para correções e mudanças, o que indica o provável período de lançamento das versões.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Na mensagem, ele confirma que o Beta 3 do Android 16 sairá no dia 12 de março de 2025. Dessa forma, ao menos duas versões sairão antes dessa data. O funcionário então cita nominalmente quais podem ser os dias: 22 de janeiro, que já é nesta quarta-feira, e 19 de fevereiro — possivelmente se referindo às atualizações Beta 1 e 2, respectivamente.
Tradicionalmente, após o terceiro Beta o sistema operacional atinge um marco de estabilidade e fica bastante próximo do lançamento oficial. A Google já havia confirmado anteriormente que o Android 16 chegará antes do esperado: provavelmente no segundo trimestre de 2025, entre os meses de abril e junho, caso todos os testes ocorram como o esperado.
Em outros anos a atualização chegou mais tarde, na janela entre setembro e novembro, junto com o lançamento de novos modelos da linha Pixel. A família de dispositivos da Google, inclusive, é sempre a primeira a receber as atualizações.
O que já sabemos sobre o Android 16
Até agora, há poucos rumores a respeito de certas funcionalidades do Android 16. Além disso, alguns recursos foram confirmados oficialmente na primeira versão da plataforma, lançada ainda no final do ano passado apenas para desenvolvedores.
As funções esperadas incluem um novo formato de tela dividida para usar até três aplicativos ao mesmo tempo, melhoria na qualidade de fotos tiradas durante a noite e também no modo de visualização de tela no escuro.
A Google deve ainda adicionar na plataforma a capacidade de transmitir áudio via Bluetooth para múltiplos aparelhos simultaneamente, personalizar o Não Perturbe e alterar o design das notificações para deixá-las mais parecidas com uma função recente do iOS.
Fontes
Categorias