De tempos em tempos, o feed de notícias do Facebook recebe uma repaginada para adaptar o conteúdo que deve ser mostrado para os usuários. Em uma publicação na rede social, seu criador, Mark Zuckerberg, contou que isso vai acontecer novamente nos próximos dias, dessa vez tirando um pouco do conteúdo de marcas e veículos de mídia e dando mais atenção para postagens de amigos, familiares e grupos.
“Uma das nossas principais áreas de foco para 2018 é garantir que o tempo que todos passamos no Facebook seja um tempo bem gasto. Construímos o Facebook para ajudar as pessoas a permanecerem conectadas e nos aproximar das pessoas que nos interessam”, afirmou o CEO em sua nota.
Rede social mais sociável
Colocar muito foco apenas em postagens de amigos, por mais que seja uma ação nobre pode ser uma roubadapara o Facebook
Assim, nas próximas semanas e meses, o Facebook vai passar a dar preferência para mostrar aos usuários o conteúdo publicado pelas pessoas das quais você é amigo ou que você segue. Do feed de notícias devem diminuir a quantidade de postagens de negócios e marcas, o que aumentou drasticamente nos últimos anos.
A grande dúvida é: como o Facebook vai equilibrar esses tipos de postagem, visto que vive do dinheiro de publicidade exibida para seus usuários. Mais ainda: muito das finanças da rede social vem do fato da plataforma mostrar mais ou menos alguma publicação de marca para as pessoas. Colocar muito foco apenas em postagens de amigos, por mais que seja uma ação nobre – e os usuários agradecem – pode ser uma roubadapara o Facebook.
Na nota oficial, Zuckerberg afirma: “Ao fazer essas mudanças, espero que o tempo que as pessoas passam no Facebook e algumas medidas de engajamento caiam. Porém, eu também espero que o tempo gasto no Facebook seja mais valioso”. Só falta sabermos se vai ser valioso para a plataforma também.
Fontes
Categorias