Tempos modernos. (Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)
Olhar para anúncios das décadas passadas é como olhar para fotos da sua mãe em tempos de adolescente e não parar de rir da situação em que sua progenitora se enfiou. As roupas são esquisitas e a falta de expressões faciais — ou o excesso — aliadas com algumas poses dificilmente poderiam estar em uma única imagem e serem tão engraçadas.
Agora, você consegue imaginar como as agências de propaganda dos anos 1980 lidavam com coisas “anormais”, como a tecnologia avançada da época, principalmente com computadores, coisa que era inédita até pouco antes? O resultado é um show de trocadilhos e ambientes futuristas que, hoje, não combinam de forma alguma com o que temos em nosso imaginário para a tecnologia. Por isso, preparamos uma lista de anúncios desse tipo selecionados pelo Mashable para você dar uma espiada e talvez algumas risadas.
Direto aos negócios
A Apple já queria vender seu peixe bem antes do iPhone. Os Macintosh da empresa estavam sendo anunciados como computadores feitos para os negócios. Mas interessante mesmo é comparar o estilo elegante e minimalista dos anúncios da companhia hoje com o que você vê na imagem a seguir. Será que Tim Cook aprovaria um sujeito com uma careta assim em seus anúncios?
Cadê o visual "clean" da Apple? (Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)
Como mágica
Nada de Apple ou Microsoft, a bola da vez na época eram os Commodore 64. Os computadores “revolucionaram” o mercado com as suas partes substituíveis. Você poderia ter um dispositivo completamente novo sem comprar tudo novamente. Agora, será que você pensaria em anunciar tal capacidade com um mímico substituindo o aparelho?
Mímica da infromação (Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)
A Apple de novo
Se você estivesse procurando uma forma de convencer consumidores a ter um computador em casa, essa ideia da Apple poderia ser uma boa tirada. Que tipo de homem tem seu próprio computador? Um homem sábio que tem um Apple! Seria esse Benjamin Franklin, o homem que descobriu a eletricidade com sua pipa?
Consumidores inventivos têm computadores em casa. (Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)
Email?
Se seus consumidores não soubessem o que era email, que tal ressaltar que ele é extremamente rápido? Esse anúncio talvez possa ter assustado alguns contemporâneos que não tinham ideia do que era o produto.
O que é email? (Fonte da imagem:Reprodução/Mashable )
Sony já era piadista em 1980
Sem falar nas cutucadas na Microsoft depois da E3, a Sony trazia seu player de fitas cassete para o público nos anos 1980 com esse anúncio. O nome é o conhecido até hoje: o Walkman. Entendeu o trocadilho?
Walk - Man (Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)
Confira outros anúncios de empresas de tecnologia da época na galeria.
Fontes
Categorias