Serasa lança calculadora de IPVA e guia para pagar o imposto em 2025

1 min de leitura
Imagem de: Serasa lança calculadora de IPVA e guia para pagar o imposto em 2025

A instituição financeira Serasa lançou duas ferramentas que ajudam o consumidor brasileiro no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. A anuidade de 2025 da taxa já pode ser quitada e os dois serviços, uma calculadora e um guia completo, podem facilitar o planejamento de quem ainda precisa fazer o pagamento.

A primeira novidade é uma Calculadora de IPVA gratuita que faz uma simulação do valor provável a ser quitado pelo dono de um veículo, caso você ainda não saiba o número. Ela pode ser acessada por aqui.

Na calculadora, basta informar o valor atual de venda do veículo (a partir da tabela FIPE), o tipo dele e também o estado de registro. Além do valor que aparece nos resultados, é possível que cada região tenha taxas adicionais aplicadas — ou seja, ele é apenas uma estimativa e pode ser um pouco diferente do imposto final.

Está na hora de pagar o IPVA 2025!

A quitação do IPVA é obrigatória para motoristas com veículos registrados no Brasil. O pagamento pode ser feito a partir de parcelas ou então de uma única vez, com possibilidade de desconto se o pagamento for realizado antecipadamente.

O preço promocional varia de acordo com cada estado, assim como a data limite de quitação antecipada — que normalmente termina já no final de janeiro deste ano.

Para fornecer essa e outras informações, o Serasa lançou também um guia com várias informações importantes sobre o imposto. Disponível por este link, cartilha traz detalhes como a origem da taxa, as consequências de não fazer o pagamento e algumas datas importantes.

Os capítulos da cartilha do Serasa sobre o IPVA 2025. (Imagem: Serasa/Reprodução)
Os capítulos da cartilha do Serasa sobre o IPVA 2025. (Imagem: Serasa/Reprodução)

Com a proximidade da data limite para quitação da parcela única com desconto, o IPVA 2025 também já virou isca para cibercriminosos que atraem vítimas por sites e mensagens SMS contendo boletos falsos ou tentam roubar os seus dados. Por isso, prefira sempre consultar e pagar o imposto a partir de sistemas oficiais da Secretaria da Fazenda do seu estado.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.