Eclipsa Audio: áudio 3D de Google e Samsung chegará em breve ao Android

2 min de leitura
Imagem de: Eclipsa Audio: áudio 3D de Google e Samsung chegará em breve ao Android

A Google anunciou que uma nova tecnologia de áudio espacial será disponibilizada em breve para dispositivos móveis com Android. Trata-se da Eclipsa Audio, um formato de som em 3D desenvolvido pela empresa em parceria com a Samsung e mais recente rival de padrões como Dolby Atmos e DTS:X.

Já confirmado para dispositivos de 2025 da Samsung, incluindo smartphones, soundbars e televisores da linha deste ano, o formato agora vai integrar o Android Open Source Project (AOSP). Isso significa que, por meio de uma atualização para aparelhos compatíveis, a tecnologia agora será liberada para uso em dispositivos de outras fabricantes.

Até o momento, a Google não confirmou quais são as empresas e os modelos compatíveis — é possível que essa tecnologia inicialmente seja restrita a lançamentos e tablets ou smartphones top de linha por questões técnicas. Além disso, para ao longo de 2025 é esperada também a confirmação de fones de ouvido que terão suporte para o formato, já que o consumo de áudios imersivos em 3D é mais indicado para esses acessórios.

O que é o Eclipsa Audio

O Eclipsa Audio é um formato de reprodução de áudio espacial que gera uma sensação imersiva de que você está no ambiente em que os sons foram gravados. Na prática, a tecnologia faz com que você se sinta no meio de um show de música ou próximo a uma cena de ação, por exemplo.

Criado a partir da estrutura IAMF, o Eclipsa Audio "permite que os criadores ajustem elementos do áudio, como a localização e intensidade dos sons". Ele é um padrão livre de royalties, que pode ser adotado sem compensações financeiras obrigatórias para as marcas envolvidas — o que pode atrair muitas fabricantes de menor porte. Programas de certificação já estão em desenvolvimento para acelerar essa adoção.

As ferramentas de criação de arquivos com o Eclipsa Audio são gratuitas e de alta compatibilidade com formatos como o MP4 e codecs ffmpeg. (Imagem: Google/Reprodução)
As ferramentas de criação com o Eclipsa Audio são gratuitas e de alta compatibilidade com formatos como o MP4 e codecs ffmpeg. (Imagem: Google/Reprodução)

Mídias com esse suporte podem ser criados gratuitamente e a Google já prometeu o lançamento futuro de um plugin para o AVID Pro Tools Digital Audio Workstation e a opção de subir conteúdos otimizados com Eclipsa Audio no YouTube. O navegador Google Chrome também será um dos primeiros programas compatíveis, mas um cronograma com a disponibilidade do formato nesses serviços ainda não foi detalhado pelas companhias.

Novidades no Galaxy Unpacked?

O Eclipsa Audio pode ser uma das tecnologias citadas pela Samsung como parte do Galaxy Unpacked, próximo evento da fabricante que será focado na apresentação da linha Galaxy S25 de smartphones e outros dispositivos.

O TecMundo vai transmitir ao vivo a conferência, que acontece nesta quarta-feira (22) a partir das 14 horas e 30 minutos (horário de Brasília), com direito a comentários em tempo real e tradução simultânea das falas para o português do Brasil.

Fora os smartphones, a companhia pode detalhar ainda uma nova geração do anel inteligente Galaxy Ring e apresentar um novo headset de realidade mista.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.