Antigamente exclusivo para Pixel e Android One, o discador da gigante de buscas Google Phone pode, agora, ser instalado em outros dispositivos em sua versão beta. A novidade havia começado a ser testada em abril, mas não funcionava em smartphones como os da Samsung e da OnePlus – algo que, segundo o Android Police, começou a mudar.
De acordo com site, o aplicativo ampliou de maneira considerável a compatibilidade com diversas opções de aparelhos e diferentes sistemas operacionais. Foi testado pelo veículo no S20 Ultra, Z Flip, OnePlus 8, OnePlus 8 Pro, OnePlus 7T e OnePlus 6T. A lista, entretanto, é mais extensa, e você pode conferir uma amostra na imagem abaixo.
Lista de aparelhos compatíveis fornecida pelo Android Police.Fonte: Android Police
Algumas restrições
Para instalá-lo, existem avisos importantes. Primeiro, o Google Phone pode não aparecer nas pesquisas realizadas pelo Google Play, sendo necessário procurá-lo manualmente por outra fonte, a exemplo de buscas no Google ou link direto. Isso, segundo o site, se deve ao fato de que esta é exclusivamente uma versão beta.
Logo, é preciso se inscrever no programa para ter acesso facilitado, contanto que não haja restrições de mercados. Ainda assim, quase qualquer aparelho é capaz, em tese, de contar com ele.
Ausência de recursos é uma possibilidade.Fonte: Reprodução
E mais: nem todos os recursos são encontrados em aparelhos diferentes daqueles para o qual o discador foi desenvolvido, a exemplo do Call Screen, que verifica a origem das chamadas e as bloqueia quando necessário. Ou seja, as funcionalidades dependerão, inteiramente, do telefone em que o aplicativo for instalado.
De qualquer forma, para quem valoriza o design de software da Google, agora existe uma opção a mais para complementar o próprio dispositivo.
Fontes