Em um comunicado à imprensa divulgado em seu site ontem (27), a Apple anunciou que irá comemorar neste 28 de janeiro o Dia da Privacidade de Dados, aproveitando a oportunidade para anunciar a implementação do tão discutido app Track Transparency (ATT) que exigirá que aplicativos obtenham permissão do usuário antes de rastrear os seus dados em apps ou sites de outras empresas.
Embora fizesse parte da atualização iOS/iPadOS 14, a Maçã decidiu adiar a implantação do recurso antirrastreamento em setembro do ano passado, em razão de diversas reclamações de desenvolvedores e anunciantes, que alegaram necessitar de mais tempo para promover as alterações necessárias em seus produtos.
Nesse aspecto, o Facebook promoveu, desde o anúncio da nova política de privacidade, uma verdadeira campanha mundial contra a Apple, alegando perdas para os pequenos desenvolvedores e projetando um ano de 2021 “cheio de incertezas”.
A liberação oficial do sistema antirrastreamento da Apple
Fonte: Apple/DivulgaçãoFonte: Apple
Porém, apesar das reclamações, o ATT será mesmo liberado já na próxima versão do iOS, provavelmente a 14.5, que deverá gerar sua primeira beta hoje (28), ou, no máximo, na próxima semana.
Assim que disponível, o recurso será ativado por padrão e permitirá que você possa visualizar quais aplicativos solicitaram permissão para rastrear os seus dados, e decidir se faz ou não as alterações que julgar necessárias.
Fontes
Categorias