Cuidado: página falsa do Uber no Facebook aplica golpe em usuários

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado: página falsa do Uber no Facebook aplica golpe em usuários
Avatar do autor

Uma página falsa do Uber no Facebook tem aplicado um golpe de phishing em usuários mais descuidados. Chamada Uber Parceiros, a página – que não tem nenhuma ligação com o Uber verdadeiro – tem veiculado postagens patrocinadas na rede social com promoções falsas que levam para um site onde os dados de quem acessa podem ser roubados.

Caso você não saiba, phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link para você resolver a situação.

A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do serviço para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias. Tendo esses dados em mãos, os hackers podem desviar valores monetários sem a sua autorização.

uberÀ esquerda, imagem da página oficial do Uber no Facebook com sua verificação de segurança. À direita, a página falsa que tem aplicado golpes de phishing

Como se proteger?

O melhor método para se proteger contra esse tipo de golpe é prestar bastante atenção nas mensagens que recebe e nos links que você acessa. No caso desse golpe específico, é possível notar que a página falsa do Uber não possui a verificação de segurança do Facebook, na forma de um sinal de visto azul, enquanto que a verdadeira tem.

O site para o qual o golpe conduzia o usuário também é falsa – e encontra-se nesse momento fora do ar por motivos desconhecidos. Dá para reparar que o endereço falso http://www.uberparceiros.com/ é diferente do domínio oficial da empresa, o https://www.uber.com/. Evite sempre inserir seus dados pessoais em páginas que você não tem certeza se são seguras.

Mais informações sobre o golpe poderão ser atualizadas aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.