Com o objetivo de fechar o cerco aos invasores, tornando as contas mais protegidas, o Instagram lançou nesta terça-feira (13) um recurso denominado “Verificação de Segurança”. A novidade é direcionada principalmente às pessoas que já tiveram o perfil hackeado, orientando-as sobre como se precaver.
Segundo a rede social, a nova ferramenta entrará em ação assim que o dono de uma conta comprometida anteriormente fizer login, solicitando-lhe seguir alguns passos para verificar se está tudo certo. Analisar as atividades, as informações do perfil e revisar os contatos para recuperação da conta são algumas das orientações que aparecerão.
A companhia também anunciou que passará a permitir o uso do WhatsApp para obter uma camada extra de proteção com a autenticação de dois fatores. Este recurso será disponibilizado em alguns países nas próximas semanas, possibilitando receber um código de verificação diretamente no app de mensagens para confirmar a autenticidade do login.
O recurso ajudará a manter a conta protegida de invasores.Fonte: Instagram/Divulgação
Outra atualização divulgada pelo Instagram aparece na caixa de entrada de suporte, visando facilitar a visualização das informações sobre denúncias de conteúdos impróprios e contas irregulares. Nesta seção, o usuário poderá ainda descobrir se as suas publicações estão violando as políticas da plataforma.
Cuidado com as mensagens diretas maliciosas
Na tentativa de roubar senhas de contas e outras informações sigilosas, criminosos virtuais estão enviando cada vez mais mensagens diretas (DM) para potenciais vítimas. Conforme a empresa, recentemente houve um aumento na quantidade de DMs supostamente originadas do Instagram dizendo que o destinatário corre risco de banimento por violar algum termo de uso.
A plataforma alerta que esse tipo de mensagem é golpe, pois a rede social nunca envia uma DM para o usuário relacionada ao assunto. Quando necessária, a comunicação direta feita pela companhia com o proprietário da conta se dá por meio da aba “E-mails do Instagram”, localizada nas configurações da plataforma.
Fontes
Categorias