O sistema de autenticação de dois fatores no Facebook ajuda a dar mais segurança ao seu perfil na rede social, afinal você sempre precisa confirmar qualquer tentativa de login. Uma das formas de fazer isso é recebendo um código via SMS no número de celular cadastrado na plataforma, mas um bug está causando um leve transtorno em quem adota tal medida.
Segundo o The Verge, o problema é o seguinte: ao ativar o recebimento de código via SMS, o usuário passa a receber uma nova notificação (a partir do mesmo número) sempre que alguém comenta uma publicação em seu perfil. Como se isso só já não fosse um problema, responder a esse SMS faz com que a resposta seja replicada na seção de comentários da mesma postagem.
Não é muito difícil entender o inconveniente dessa situação, afinal esse não é o propósito dessa ferramenta. É possível receber notificação via mensagens de texto no Facebook, mas o problema descrito acima foi presenciado inclusive por usuários que não ativam essa funcionalidade nas configurações.
Nós tentamos reproduzir o erro aqui na redação, mas não foi possível, o que nos sugere duas possibilidades: ele já foi corrigido ou não atingiu a todos os usuários. O The Verge cita alguns casos, como a da escritora Zeynep Tufekci e do professor Matthew Green, além de afirmar ter verificado o erro durante a preparação da matéria.
This is horrible. You give Facebook your phone number for login authentication; instead, it abuses it to SMS spam to drive up “engagement”, and when you reply to spam, is posts it on your wall. https://t.co/vPXdwHEyTM
— zeynep tufekci (@zeynep) 14 de fevereiro de 2018
Em resposta à publicação, o Facebook afirmou que já estava avaliando a situação e também que é possível ativar a autenticação de dois fatores sem registrar um número de telefone — basta optar por usar pelo gerador de códigos no app da rede para smartphones e tablets.
Yeah. Wow. The linked post is absolutely right. pic.twitter.com/dj5Bmkeq3i
— Matthew Green (@matthew_d_green) 14 de fevereiro de 2018
“Nós damos às pessoas o controle sobre as suas notificações, incluindo aquelas relacionadas a recursos de segurança, como a autenticação de dois fatores. Estamos analisando esta situação para verificar se há mais o que possamos fazer para ajudar as pessoas a gerenciarem as suas comunicações”, informou a empresa. “Além disso, quem fizer login por meio da autenticação de dois fatores usando uma chave de segurança U2F e o gerador de códigos não precisa registrar um número de telefone no Facebook.”
Fontes
Categorias