A Microsoft formalizou um pedido de desculpa aos cerca de 17 mil usuários que tiveram suas contas do Hotmail afetadas por um bug. A partir de 30 de dezembro de 2010, ao acessar a caixa de email, muitas pessoas se depararam com elas vazias. Algumas das contas afetadas tinham mensagens de mais de uma década.
A informação rapidamente ganhou destaque no Facebook e nos fóruns de suporte da Microsoft, com usuários questionando o porquê de terem perdido da noite para o dia todas as suas mensagens.
O problema foi oficialmente reconhecido pela empresa apenas no dia 02 de janeiro, pouco mais de 48 horas depois do desaparecimento das mensagens. O vice-presidente corporativo do Windows Live, Chris Jones, afirmou que o erro já foi identificado e as mensagens reestabelecidas.
No total foram afetadas 17355 contas de email. As razões pela qual a falha ocorreu não foram explicadas com clareza e o executivo se limitou a informar que o erro foi causado durante o balanceamento de carga entre os servidores.
“Sentimos muito pela inconveniência que isso possa ter causado a você, seus clientes e parceiros. Como acontece com todos os incidentes desta natureza, vamos investigar plenamente a causa e tomar medidas para que isso não se repita”, destacou Jones.
Segundo a Microsoft, o Hotmail conta hoje com mais de 360 milhões de usuários, sendo o serviço de emails mais popular do mundo. A ferramenta enfrenta forte concorrência no mercado, em especial do Gmail, da Google. Em 2010, o Hotmail ganhou novo visual e ferramentas adicionais para tentar se fortalecer na disputa.