O smartphone da Apple da linha iPhone 14, lançado em setembro de 2022, trouxe uma novidade bastante interessante: o recurso 'SOS Emergência. Seu objetivo é operar como um apoio para situações de emergência enfrentadas pelos usuários.
Basicamente, o SOS Emergência faz uso de uma conexão via satélite em que é preciso chamar o socorro, mas não há cobertura via celular. Este é o caso, por exemplo, de regiões isoladas em que a internet não pega ou o celular não conecta com a rede.
O recurso SOS Emergência faz parte de um grupo de funcionalidades contidas no novo modo de Detecção de Acidentes dentro do iPhone, chamado de sistema SOS. A ideia da Apple é proporcionar ferramentas de segurança mais efetivas para os usuários que possuem os aparelhos da marca.
Como funciona o SOS do iPhone?
(Fonte: GettyImages)Fonte: GettyImages
Primeiramente, é importante esclarecer que o serviço SOS de Emergência via satélite ainda não está disponível para os usuários que estão no Brasil. Isso porque ele utiliza os satélites da empresa Globalstar, que sobrevoam a órbita terrestre, mas ainda não têm alcance por aqui.
Quando é possível o uso do recurso, uma espécie de bússola aparece na tela do iPhone, indicando o satélite mais próximo. Em seguida, deve-se apontar o celular em direção a ele. É necessário, contudo, que se esteja em uma área aberta, sem bloqueio causado por prédio. Ou seja, caso a pessoa esteja dentro de uma casa ou mesmo de uma caverna, não irá conseguir acioná-lo.
Os usuários de iPhone no Brasil têm à disposição apenas o modo SOS na função da Ligar. Ao utilizar o recurso, o celular irá fazer uma ligação para o contato que estiver cadastrado como emergência. Pode-se também mandar mensagens e ter acesso a dados salvos no celular em relação à saúde, que podem ser extremamente importantes no caso de um acidente, por exemplo.
Para acionar rapidamente a funcionalidade SOS, você deve clicar cinco vezes no botão liga/ desliga do seu iPhone. Aparecerá na tela um botão vermelho escrito SOS, que deve ser ativado.
O que acontece se você apertar o SOS do iPhone?
(Fonte: GettyImages)Fonte: GettyImages
Quando você faz uma chamada usando a funcionalidade SOS, seu telefone liga automaticamente para um número de emergência local e compartilha suas informações de localização, agilizando o atendimento. Em certos países, como a China, há outras opções: o dono do iPhone pode escolher entre ligar para a polícia, aos bombeiros ou pedir uma ambulância.
É possível também adicionar contatos de emergência no seu celular. Quando isso é feito, a cada vez que você termina uma chamada de emergência, o iPhone irá enviar uma mensagem de texto aos contatos para avisá-los. Eles também receberão atualizações sempre que a sua localização mudar – o que é bastante útil para informar que uma pessoa foi locomovida para atendimento em um hospital, por exemplo.
Para ajustar todos esses detalhes, você precisa:
- abrir a tela "Ajustes" nas Configurações;
- entrar em "SOS de Emergência", mudando ou atualizando as opções;
- automaticamente, o sistema puxa os contatos de emergência que foram cadastrados no app nativo 'Ficha Médica', caso você tenha ajustado por lá.
Se todo esse cuidado parecer exagerado, saiba que já há casos em que um iPhone foi capaz de salvar a vida de alguém. Em dezembro de 2022, um homem que viajava em uma moto de neve no Alasca acabou se perdendo. Como ele tinha um iPhone, conseguiu acionar o recurso de envio de mensagem de emergência, que em seguida alertou as autoridades locais sobre a sua situação.
Em outra ocasião, um iPhone 14 ajudou a salvar três estudantes que estavam presos em um desfiladeiro no Utah. Os alunos da Brigham Young University acabaram partindo para uma aventura em uma área perigosa, e só puderam ser resgatados após acionarem o serviço da maçã.
Quando este recurso é acionado, o usuário precisa responder a algumas perguntas, fornecendo detalhes que serão importantes para o resgate. Isso é enviado sob forma de mensagem para os serviços de emergência, que conseguem tomar as melhores decisões possíveis para aquele momento.
Como pedir socorro pelo iPhone?
(Fonte: GettyImages)Fonte: GettyImages
Caso você esteja em uma situação que precise de uma ajuda, o iPhone pode ser uma mão na roda. Vejamos os passos do que você deve fazer:
- Aperte o botão lateral e um dos botões de volume até um controle deslizante de SOS aparecer na tela;
- Em seguida, deslize para o lado no controle "Ligação de Emergência" para acionar os serviços;
- Caso você siga pressionando os botões ao invés de arrastar para o lado, uma contagem regressiva irá começar, tocando o som de alerta;
- Ao soltar os botões, após o fim da contagem regressiva o iPhone irá ligar para os serviços de emergência. Essa ação vai acionar os Serviços de Localização do aparelho, caso estejam desativados, e irá enviar sua localização aos contatos de emergência.
Como acionar o SOS de Emergência com o Apple Watch?
(Fonte: GettyImages)Fonte: GettyImages
O Apple Watch também pode ser usado para acionar os recursos de emergência. Vejamos a seguir o que você precisa executar:
- Aperte o botão lateral do seu relógio até que o controle deslizante "Ligação de Emergência" apareça na tela;
- Arraste para o lado o controle deslizante "Ligação de Emergência". Isso vai fazer com que ele ligue imediatamente para os contatos de emergência;
- Da mesma forma que acontece com o iPhone, se você seguir pressionando o botão lateral, vai aparecer uma contagem regressiva;
- Quando ela finalizar, seu Apple Watch vai ligar aos serviços de emergência. Além disso, seu aparelho vai enviar uma mensagem de texto com a sua localização para os seus contatos. Isso ocorrerá a menos que você decida cancelar o envio.
Vale lembrar que, para utilizar dessas funcionalidades, é preciso que o Apple Watch use uma rede Wi-Fi ou a conexão de seu celular. Ou seja, seu iPhone precisa estar por perto para a ligação dar certo.
Com o anúncio dos novos produtos Apple no dia 12 de setembro, incluindo o iPhone 15, essa funcionalidade está cada vez mais em destaque. Afinal, o recurso é capaz de salvar vidas.
--
Veja Celulares Apple no Tecmundo Comparador
Categorias