Para os fãs do universo de Senhor dos Anéis, dia 2 de setembro estreia, no Amazon Prime Video, a série Os Anéis de Poder, baseada na obra do escritor J.R.R. Tolkien. A produção contará a saga de personagens conhecidos do público, como Galadriel e Elrond, durante a Segunda Era da Terra-média.
De acordo com o que foi divulgado até o momento, a série mostrará eventos que nunca foram explorados pelos filmes lançados no início dos anos 2000, além de apresentar mais figuras essenciais para a mitologia deste universo.
Se você está curioso para esse lançamento, que tal aproveitar para conhecer alguns dos livros do Tolkien que inspiraram os realizadores a compor essa obra tão aguardada? Confira!
Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média
Durante toda a sua vida, Tolkien desenvolveu inúmeros escritos centrados nos habitantes da Terra-média. Em Contos Inacabados, os leitores podem conhecer um pouco mais sobre a magia e os mistérios destas terras, que são tão importantes para o universo de O Senhor dos Anéis e O Hobbit.
Os contos narram desde os primórdios da região até a Guerra do Anel, passando por grandes batalhas, rivalidades que perdurarão por gerações, o nascimento de grupos poderosos e saga de personagens importantes, como Galandriel, apontada como uma das protagonistas da nova série.
Mas, como o próprio nome sugere, os contos estão inacabados e evidenciam rascunhos avançados de seu criador. Por meio de notas de rodapé e comentários, Christopher Tolkien, filho do escritor, tentou costurar o que ainda não estava público sobre o legado de seu pai.
Beren e Lúthien
Dentro da riqueza de seu universo, Tolkien desenvolveu personagens com múltiplas camadas e nuances. Inclusive, há lendas e outras histórias presentes em sua obra que tiveram inúmeras versões contadas em seus próprios escritos.
No caso da trama de Beren e Lúthien, uma dessas versões foi lida pelo público em O Senhor dos Anéis. Mas, com o lançamento de uma obra exclusiva para abordar a história, os leitores podem preencher certas lacunas presentes na trilogia principal.
De forma épica, acompanhe a saga de Beren, um homem mortal, e Lúthien, uma princesa élfica, que se apaixonam e decidem lutar por seu amor.
O Silmarillion
Há quem diga que este é o livro mais importante já publicado sobre a Terra-média.
Em O Silmarillion, há contos e versões de histórias já abordadas em outras obras, como Senhor dos Anéis e O Hobbit, que falam sobre a Segunda Era da Terra-média, a formação de povos antigos e outras criaturas.
Dividido em cinco partes, o livro passa pela criação do mundo, acompanha passagens importantes da Primeira Era, as guerras pelas Silmarils, a Queda de Númenor e seu povo e delineando os caminhos para os acontecimentos da Segunda Era.
De maneira cativante, a última parte faz um apanhado das questões que culminam nos eventos da Terceira Era, mais aprofundada em O Senhor dos Anéis.
Por conta da complexidade e riqueza das histórias sobre a Terra-média, essa obra foi uma das mais consultadas pelos criadores da série Anéis do Poder.
Fontes
Categorias