Infográficos incríveis revelam a beleza e diversidade dos exoplanetas

Imagem de: Infográficos incríveis revelam a beleza e diversidade dos exoplanetas

O artista gráfico e cartógrafo Martin Vargic, famoso por seus mapas e infográficos criativos, detalhados e por vezes provocativos, acaba de divulgar em seu site dois novos trabalhos de peso. São cartazes sobre a exploração do Universo, uma das paixões do eslovaco desde os dez anos.

Os novos cartazes infográficos exibem quase 1,6 mil exoplanetas de diferentes tipos e tamanhos. No primeiro deles, chamado Icy and Rocky Worlds (Mundos Gelados e Rochosos), uma feliz combinação de arte e precisão científica, Vargic visualiza e mapeia os diversos tipos de planetas gelados e rochosos encontrados no universo.

Nesse trabalho, os planetas ficam progressivamente mais quentes da esquerda para a direita.Nesse trabalho, os planetas ficam progressivamente mais quentes da esquerda para a direita.Fonte:  Martin Vargic/ Divulgação

Em The Exoplanet Zoo (O Zoológico dos Exoplanetas), o artista vai mais longe e, além da visualização detalhada e artística dos diversos tipos de exoplanetas já descobertos e teorizados, apresenta algumas características únicas, como sua classificação em gigantes gasosos, super-Terras, anões gasosos e planetas terrestres.

O Zoológico de Exoplanetas e a Escola Sudarsky

Exoplanetas quentes, inclusive o rochoso 55 Cancri, considerado o mais quente conhecido.Exoplanetas quentes, inclusive o rochoso 55 Cancri, considerado o mais quente conhecido.Fonte:  Martin Vargic/Divulgação

Para concluir o seu 'zoológico de planetas extrassolares', Vargic utilizou a chamada Escala Sudarsky, um sistema de classificação teórica para exoplanetas gasosos, elaborado pelo astrofísico David Sudarsky, da Universidade do Arizona. A tabela categoriza esses planetas com base nos diferentes produtos químicos e nas temperaturas de suas atmosferas.

Conheça as principais classes de gigantes gasosos descritas por Sudarsky

• Classe I: com nuvens de amônia, temperatura inferior a 150 K (-123,15 °C), encontrados nas regiões mais frias do espaço;
  • Classe II: com nuvens de água, temperaturas entre 150 K e 250 K (-23,15 °C);
  • Classe III: com nuvens de precipitação de partículas de metal e silicatos, temperaturas entre 350 K e 800 K (526,85 °C), com atmosferas quentes o bastante para evitar a condensação da água;
  • Classe IV: com nuvens de silicato e óxidos metálicos, temperaturas entre 800 K e 1500 K (1226,85 °C);
  • Classe V: com nuvens de metal e gotículas de silicato e temperatura superior a 1500 K.

Pelas suas altas temperaturas, devido à proximidade com suas estrelas hospedeiras, esses planetas cobertos de nuvens dominadas por gotículas de metal e silicato são geralmente conhecidos como "Júpiteres quentes" ou "Netunos quentes"

PSR B1620-26b, o exoplaneta mais antigo já descoberto.PSR B1620-26b, o exoplaneta mais antigo já descoberto.Fonte:  Martin Vargic/Divulgação

Destaques do zoológico de exoplanetas

Em entrevista ao Universe Today, Vargic explica que "terminar ambos os infográficos levou cerca de seis a sete meses. Trabalhei nos dois simultaneamente enquanto criava texturas planetárias e renderizava os planetas um a um". No trabalho, ele utilizou dados da The Extrasolar Planet Encyclopaedia, do NASA Exoplanet Archive e do ExoKyoto.

WASP-12b, gigante gasoso em forma de ovo por ser próximo de sua estrela hospedeira.WASP-12b, gigante gasoso em forma de ovo por ser próximo de sua estrela hospedeira.Fonte:  Martin Vargic/Divulgação.

Entre os destaques, que podem ser observados de perto, estão algumas preciosidades, como o PSR-B1620-26b, o exoplaneta mais antigo já conhecido até hoje, e o WASP-12b, um gigante gasoso extremamente quente, que acabou se deformando e assumindo uma forma ovalada, devido à proximidade com sua estrela hospedeira.

Esteticamente belas e cientificamente precisas, as criações de Martin Vargic são ferramentas úteis como material de divulgação para quem deseja aprender sobre exoplanetas, e a importância dessa pesquisa na busca de vida extraterrestre. Os pôsteres em alta resolução são disponibilizados para compra diretamente no site do artista.

Os infográficos são realmente incríveis, não é mesmo?  Se você gostou do conteúdo, conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria com seus amigos que também são fãs de astronomia. Até mais!