O mercado de smartphones cresceu 7% no ano de 2024, concluiu a empresa de inteligência Canalys. No mais recente relatório publicado pela companhia, foi destacada a venda de mais de 1,2 bilhões de unidades na indústria — a Apple e a Samsung continuam líderes do setor.
Os números de 2024 finalmente marcam saldo positivo para a indústria de smartphones, que registrou queda nos últimos dois anos. Em 2022, o relatório perdeu 12% de volume de vendas, enquanto 2023 marcou -4%.
No levantamento, a Canalys destaca a presença de cada fabricante do setor: Apple e Samsung continuam líderes, ambas com 18% de fatia de mercado (-1% em comparação a 2023). Em terceiro lugar está a Xiaomi, com 14%. Abaixo, confira o percentual de crescimento de cada fabricante e o total de unidades vendidas em 2024:
“A Apple e a Samsung se mantiveram fortes frente à forte demanda por flagships, refletindo a tendência contínua de premiumização do mercado”, comentou o analista sênior da Canalys, Sanyam Chaurasia. “Nos topos de linha, consumidores optam cada vez mais pela versão premium das linhas de celulares”, continuou.
O analista ressalta que o movimento é bem exemplificado na Apple, que registrou vendas 11% maiores no iPhone 16 Pro e Pro Max em 2024 quando comparado com os iPhones 15 correspondentes em 2023. Foram cerca de 55 milhões de unidades vendidas dos topo de linha da Maçã.
O mesmo vale para a Samsung, segundo o executivo. A empresa entregou “a melhor campanha da linha Galaxy S” desde 2019, com destaque para a variante Ultra.
Qual foi o celular mais vendido de 2024?
Segundo a Canalys, o celular mais vendido em 2024 foi o iPhone 15. O modelo foi lançado em 2023, sendo o primeiro celular da Apple com entrada USB-C. Logo depois dele estão os iPhones 16 Pro Max e o iPhone 15 Pro Max.
Na lista de aparelhos mais vendidos, a Samsung só aparece em quarto lugar com o Galaxy A15, modelo de entrada da família Galaxy A. A fabricante só aparece com um flagship na nona posição, com o Galaxy S24 Ultra. Veja a tabela completa abaixo:
A Canalys oferece análises de mercado com base em estimativas de entregas para cada trimestre, bem como o resumo anual. Obviamente, os dados são aproximados e não representam os números reais das empresas, que geralmente mantém as informações sob sigilo.
Cupom iPlace
Pensando em comprar um iPhone 15? Então, aproveite o cupom iPlace e garanta preços mais baixos na compra de seu novo smartphone!
Fontes
Categorias