“Super Caminhão” da Daimler dobra eficiência em consumo de combustível

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A montadora americana Daimler dedicou parte dos seus recursos e esforços nos últimos cinco anos para desenvolver o Freightliner, um caminhão mais leve, mais aerodinâmico e com queima de combustível muito mais eficiente do que praticamente todos os veículos de transporte de carga que circulam hoje.

Todos os anos, cerca de metade das emissões de óxido de nitrogênio e partículas orgânicas formadoras de nevoeiros nos EUA são geradas por veículos motorizados, segundo a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) daquele país. Entre os veículos que mais poluem, os grandes caminhões de carga se destacam, com uma eficiência de apenas seis milhas por galão de diesel (aproximadamente 2,6 km/l).

Em 2009, pensando em melhorar um pouco esse quadro, o Departamento de Trânsito dos Estados Unidos decidiu lançar o “SuperTruck Challenge”, desafio que busca incentivar as montadoras de caminhões a melhorarem a eficiência de seus veículos. O objetivo inicial da competição era diminuir em 50% os níveis médios de consumo de combustível, mas o Freightliner conseguiu reduzir esse valor a impressionantes 115%.

Pequenos detalhes

Entre as modificações feitas no modelo, estão ajustes na aerodinâmica da cabine – projetados através de modelação em 3D e análise em túneis de vento –, e uma remodelação na estrutura do chassi que subtraiu mais de 317 kg do peso total da carroceria. Um sistema híbrido diesel/elétrico que reutiliza o calor gerado pelo escapamento e pelos freios também auxilia na economia de combustível.

Painéis solares montados sobre a carreta armazenam energia para fazer funcionar o ar-condicionado do veículo. Um sistema de GPS que altera automaticamente a marcha e modula a velocidade do caminhão de acordo com o tipo de terreno também faz com que o consumo diminua consideravelmente.

Isso tudo somado faz com que as 18 rodas do Freightliner sejam capazes de transportar mais de 29,5 toneladas de carga a 105 km/h com um desempenho médio de aproximadamente 5,3 km percorridos para cada litro de diesel consumido. Uma melhora significativa e que no futuro pode mudar a forma como essas grandes máquinas são projetadas e construídas.

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