A Samsung começou a enviar, a partir desta quinta-feira (10), uma atualização que corrige o funcionamento do Game Optimization Service (GOS), serviço que deveria melhorar o desempenho de jogos nos smartphones da empresa, mas acabou tendo o efeito contrário e piorando a performance de vários aplicativos.
Por enquanto, apenas usuários que moram na Coreia do Sul ganharam acesso à atualização para a linha Galaxy S22. A partir do download, que inclui ainda um patch de segurança, aplicativos não terão mais uma "trava" de desempenho e a própria pessoa poderá gerenciar a performance de games no dispositivo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
South Korea has launched the GOS firmware for the S22 series, and the game performance is unblocked. pic.twitter.com/NOc5bAZ1gW
— Ice universe (@UniverseIce) March 10, 2022
Quem notou a chegada da nova build foi Ice universe, mais especializado em divulgar vazamentos dessa e de outras fabricantes. A expectativa é que o download seja aplicado para outras regiões nas próximas semanas e também seja liberado para outros dispositivos da linha Galaxy.
Relembre o caso
As polêmicas contra a Samsung começaram no início de março, quando vários usuários perceberam alterações na performance dos aplicativos — inclusive de redes sociais, utilitários e outras ferramentas sem relação com jogos.
Como benchmarks não foram afetados, a Samsung foi acusada de burlar testes de desempenho para conseguir pontuações mais altas.
A marca negou essa estratégia e falou que o GOS serve para ajudar na economia de bateria, mas pouco explicou sobre a ausência dos apps de benchmark. Até por isso, ao menos por enquanto, dispositivos recentes da linha Galaxy foram banidos da plataforma Geekbench e não serão mais levados em conta em comparativos.
Fontes
Categorias