A Foxconn, fornecedora da Apple, começou a fabricar os novos iPhones 15 em Sriperumbudur, cidade localizada no estado indiano de Tamil Nadu. Com isso, a ideia da big tech é reduzir a dependência da produção na China.
Apesar da fabricação ter começado um mês antes do lançamento dos novos smartphones da Apple, os aparelhos indianos só devem ser enviados algumas semanas após os chineses. Vale destacar que a linha iPhone 15 deve ser lançada no dia 12 de setembro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A Apple tem um projeto de diversificação de fabricação fora da China. O objetivo é reduzir os riscos na cadeia de suprimentos, devido às tensões entre o gigante asiático e os Estados Unidos, enquanto a Índia busca estreitar laços com Washington.
Uma fábrica da Foxconn na Índia começou a produzir o iPhone 15, a ser lançado no mês de setembro pela Apple.Fonte: GettyImages
Até o final de março de 2023, a Maçã produziu 7% dos iPhones no novo local. Este ano, a big tech quer reduzir a diferença entre os dois países. Mas, a escala da produção indiana ainda depende da disponibilidade de peças, já que a maioria é importada de fornecedores taiwaneses.
A Apple ainda conta com outros fabricantes na Índia. A Pegatron Corp e uma fábrica da Wistron Corp, adquirida pelo Tata Group, se preparam para montar os novos celulares da marca.
Fontes