Após ser obrigada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a devolver cerca de R$ 4 milhões a seus clientes devido a cobranças indevidas, a operadora TIM criou um site para ajudar os consumidores lesados a descobrirem se têm ou não dinheiro para reaver.
Clientes e ex-clientes da operadora poderão consultar o status de ressarcimento digitando o CPF ou CNPJ. Caso existam valores a devolver, o site explica o procedimento para o usuário, declarando inclusive a cifra atualizada com juros.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A criação da página foi uma exigência da Anatel em um Termo de Ajustamento de Conduta assinado com a companhia. Mesmo assim, os pagamentos não serão realizados imediatamente.
3 fases
O processo vai acontecer em três fases. Pessoas que ainda são clientes da operadora vão receber o ressarcimento primeiro, com prazo máximo de 6 meses para o pagamento. Ex-clientes que já não têm vínculo com a TIM virão em seguida, podendo informar seus dados bancários para a operadora a fim de liberar o saque por até 1 ano, contando a partir de 22 de julho deste ano.
A terceira fase dos pagamentos diz respeito aos clientes que não puderam ser identificados pela empresa, bem como aos ex-clientes com saldos menores que R$ 3. Essas pessoas não vão receber dinheiro de volta, e os valores que a operadora deveria devolver serão revertidos para o Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).
Como saber se você tem algo a receber
O procedimento é extremamente simples. O usuário precisa apenas acessar o site meutim.tim.com.br, inserir seu CPF ou CNPJ e digitar os caracteres que aparecem no captcha. Caso exista saldo a receber, o site vai informar como reaver o dinheiro.
Mais compromissos
O termo assinado pela TIM com a Anatel ainda prevê que a operadora tem que melhorar o seu atendimento em canais digitais e reduzir os índices de reclamação por parte dos consumidores. Há também uma cláusula obrigando a empresa a aprimorar seu processo de licenciamento de estações. Por fim, a companhia se comprometeu a levar redes 4G para 366 novos municípios, beneficiando aproximadamente 3,4 milhões de habitantes.
Fontes