A estações de metrô paulistanas Luz, Paulista e Pinheiros terão, a partir do próximo dia 18, portas interativas digitais. Cada área central das plataformas receberá quatro unidades, instaladas em pares e de forma espelhada. O conteúdo terá foco em campanhas de orientação mensagens de prestação de serviços e anúncios publicitários. O grande destaque fica para o uso de um sistema de sensores de presença e reconhecimento facial.
Com isso, a novidade vai poder contabilizar o número de pessoas que passaram em frente às telas — ainda que a mesma pessoas transite por ali mais de uma vez — e saber se o usuário prestou atenção no que está sendo exibido. As máquinas vão poder distinguir as expressões faciais e as reações ao conteúdo institucional e pago.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“As portas de plataforma interativas são uma tecnologia inovadora, desenvolvida pela ViaQuatro para aprimorar a transmissão de informações aos passageiros da Linha 4-Amarela. O reconhecimento facial é uma realidade na área de comunicação e marketing, com recursos sofisticados, que podem colaborar na criação de novas estratégias para públicos específicos, visando mais efetividade na troca de mensagens importantes ou mesmo o incremento de vendas”, explica Harald Zwetkoff, presidente da concessionária.
Ficam dúvidas de como a estrutura armazena e usa esses dados — o que poderia implicar em questões de privacidade, por exemplo — e como é feita a segurança do conjunto, pois, dependendo da conectividade, há a possibilidade de invasão. Ainda assim, a iniciativa parece promissora. O início do funcionamento está previsto para o dia 18 deste mês.
Fontes
Categorias