Nesta terça-feira (14), o Google anunciou algumas novidades para ajudar a população brasileira durante as eleições de 2022 e um apoio de R$ 1,5 milhão para organizações não governamentais (ONGs) de diversas áreas. A gigante anunciou o lançamento de um site que apresenta as principais tendências do buscador em relação às eleições, e também um relatório sobre buscas realizadas pelos usuários.
O Eleições na Busca 2022 é um relatório do Google Trends de pesquisas realizadas sobre economia, segurança, saúde, entre outros temas importantes para o Brasil — a intenção é oferecer um documento útil com dados sobre os desejos e aflições dos brasileiros. O relatório estará disponível em formato impresso e digital a partir de julho.
A companhia também anunciou o lançamento da Central de Eleições Presidenciais de 2022 no Google Trends para, assim, oferecer diversas informações em tempo real sobre candidatos, partidos e as principais perguntas sobre o tema. O site da central será lançado no dia que começam oficialmente as campanhas eleitorais no país, 16 de agosto.
Inclusive, o Google fechou uma parceria com a rede de televisão Band para contribuir com dados e inteligência do buscador para o primeiro debate presidencial de 2022.
Desde o fim de 2021, anúncios de publicidade eleitoral devem passar por um processo de verificação obrigatório no Google.Fonte: Unsplash
Google e Eleições de 2022
A empresa revelou que, nos próximos dias, o Relatório de Transparência de Publicidade Política incluirá informações sobre anunciantes e anúncios feitos no Brasil. Durante o período eleitoral, o relatório oferecerá dados sobre anúncios de candidatos a cargos federais, partidos políticos e governantes eleitos.
“Em outubro, os brasileiros vão às urnas para mais uma Eleição e, como parte de nosso compromisso com a integridade do processo eleitoral no Brasil, temos trabalhado em uma série de novidades para conectar os eleitores com informações importantes sobre as Eleições e, assim, permitir uma participação social mais informada”, disse o diretor de políticas públicas e relações governamentais do Google Brasil, Marcelo Lacerda.
O Relatório de Transparência reunirá informações atualizadas sobre publicidades eleitorais através de uma página exclusiva. O Google revelou que o Brasil será um dos primeiros países do mundo a receber a nova interface do relatório, com novas ferramentas e recursos — a empresa até disponibilizou uma página de perguntas e respostas sobre a novidade.
O apoio de R$ 1,5 milhão do Google.org foi repassado para ONGs que contribuem para a "ascensão e estruturação política de grupos com baixa representatividade em cargos eletivos". Os projetos das organizações #VoteLGBT, Instituto Update, Instituto Alziras, Instituto Marielle Franco, Instituto Vita Alere e Safernet foram os escolhidos para receber a contribuição do Google.
"O conjunto do trabalho dessas organizações se soma ao desempenhado pelo projeto Redes Cordiais, com apoio do Google, que tem como principal objetivo capacitar mulheres para que possam se proteger de ataques online, com protocolos de ciber-resiliência e enfrentamento à violência política e ao discurso de ódio", foi revelado em comunicado oficial.
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