Buscapé entra com ação para exigir igualdade de competição contra o Google

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Você está acostumado a ver disputas entre gigantes mundiais da indústria de eletrônicos e o Google, como no caso do Facebook e da Apple, mas essas brigas passaram também para o território brasileiro.

A novidade da vez partiu do Buscapé, o site de comparação de preços de produtos, que moveu um pedido à Secretaria de Direito Econômico (SDE) solicitando igualdade de condições para competir com o Google Shopping, o serviço da empresa de Mountain View que atua na mesma área.

A ação foi realizada na semana passada, mas só agora veio a público para que a população tome conhecimento e outros interessados entrem com outras ações similares. Em entrevista ao Tecmundo, o vice-presidente de Comparação de Preços do Buscapé, Rodrigo Borer, disse que o favorecimento ao Google Shopping resultou em “práticas anticompetitivas”, levando o site brasileiro a perder acesso e até lucros.

Agora, a empresa brasileira, que atua desde 1999, vai aguardar a determinação da SDE, que pode encaminhar o caso ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão que poderia dar novas ordens às políticas do Google.

Entenda o caso

O que incomoda o Buscapé é que o Google indica os resultados do Google Shopping antes dos sites que teriam mais importância e qualidade no PageRank da empresa – e isso funciona não só para o serviço de compras, que estreou há poucos meses no Brasil, mas para outros sites pratas da casa, como previsão do tempo e passagens aéreas, por exemplo.

Desse modo, o internauta não visita outras páginas e passa mais tempo na busca – gerando muito mais grana para a empresa. O fato de o Google manter fotos e preços dos produtos de seu shopping foi considerado incorreto pelo Buscapé, que precisa ser acessado para exibir as mesmas informações.

As denúncias e processos que tentam impedir o favorecimento do Google aos seus próprios serviços não são novos no mundo – e uma das grandes críticas que a companhia recebe desde seu início. No Brasil, essa prática é algo inédito, mas Borer acredita que o histórico mundial pode favorecer o Buscapé.

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