Há menos de uma semana do evento Galaxy Unpacked da Samsung, que deverá revelar o esperadíssimo Galaxy S22 Ultra, imagina-se que a sul-coreana deva lançar o aparelho equipado tanto com o seu Exynos 2200 quanto com o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm, a depender da região. Com dois SoCs previstos para um top de linha, a questão que não quer calar é: qual deles é o mais rápido e entrega maior desempenho?
A comparação entre os dois chipsets, tanto em testes single-core quanto em multicore, foi realizada com o uso do aplicativo Geekbench 5, considerado como uma das principais ferramentas de benchmark existentes no mercado. Veja os desempenhos que apareceram antes do lançamento na plataforma:
A letra final do modelo significa que o B é para o Exynos 2200 e U, o Snapdragon 8 Gen 1. (Fonte: Geekbench 5/Reprodução.)Fonte: Geekbench 5
Batalha acirrada
Quem receber o seu Samsung Galaxy S22 Ultra equipado com o Exynos 2200, como deve ser o caso do Brasil, pode ficar tranquilo. Os testes que apareceram no Geekbench 5 mostraram que ele supera o seu rival norte-americano, mas em somente 1,3%, e quando avaliado o conjunto de todos os núcleos existentes do processador.
Mas a coisa muda quando se trata de testes single-core, ou seja, aqueles que destacam um núcleo de processamento por vez, focando no desempenho individual do núcleo, em vez da taxa de transferência total. Nesse aspecto, o Snapdragon 8 Gen 1 mostrou-se 4,7% mais rápido do que o Exynos 2200.
Um detalhe que não foi levado em consideração pela testagem comparativa foi o desempenho da GPU, uma avaliação que poderia desempatar a competição em favor do Exynos 2200, que chega rodando a Xclipse 920, baseada na arquitetura RDNA2 da AMD.
Vale ressaltar, também, que os testes não foram confirmados pela Samsung ou divulgados oficialmente, visto que o celular ainda nem foi lançado. Com isso em mente, a tendência é que mais detalhes apareçam na próxima semana, quando a linha Galaxy S22 será lançada.
Fontes
Categorias