Smart Data é o nome do recurso que poderá resolver um dos problemas dos iPhones: a duração da bateria. Segundo a Apple, o novo smartphone escolherá a hora na qual o 5G será acionado, dependendo da necessidade do usuário.
Todos os modelos da série 12 do iPhone trarão suporte à tecnologia 5G (mmWave ou sub-6GHz, a depender do mercado e modelo escolhido), mas os aparelhos continuarão usando redes de dados 4G LTE para equilibrar os gastos de bateria.
Segundo a empresa, o celular somente usará velocidades de rede mais velozes quando necessário – por exemplo, se o usuário estiver assistindo vídeos por streaming ou em uma chamada de vídeo. No restante do tempo, o chamado “modo de dados inteligente” se conectará com redes de dados 4G, alternando assim o uso de bandas a depender da demanda dos aplicativos por velocidades altas.
Quando os aplicativos exigirem velocidade de transmissão de dados maior, o recurso Smart Data conectará o celular à rede 5G.Fonte: Apple/Divulgação
Baterias menores
iPhones sempre tiveram baterias menores, em comparação aos flagships que rodam Android. Isso influenciou a decisão da Apple em não usar displays de 120Hz nos novos modelos, mesmo que essas telas estejam se tornando padrão nos modelos agora lançados. O Smart Data seria uma maneira de compensar o desempenho inferior da bateria – principalmente porque os novos aparelhos contam com inédito chip de 5 nanômetros, o mais rápido já desenvolvido pela Apple.
Segundo a empresa, ele entrega até 50% mais velocidade de processamento, seja na CPU ou GPU, e 80% mais desempenho com seu Neural Engine, responsável pelo aprendizado de máquina do celular.
O carregamento também ganhou inovações: a Apple anunciou que seu novo sistema MagSafe oferece 15 Watts de potência, o que garante um carregamento mais rápido, via fixação magnética. Os carregadores serão oferecidos em dois modelos: um somente para iPhone e outro, com espaço para carregamento simultâneo do smarphone e um Apple Watch.
Fontes
Categorias