A Apple tem um evento marcado para o dia 12 deste mês em seu novo Steve Jobs Theater e, nessa oportunidade, deve anunciar seus novos smartphones. Entre eles, o mais esperado é o aparelho comemorativo que marcaria os 10 anos do lançamento do iPhone. Contudo, até agora, não temos qualquer ideia mais concreta a respeito do nome desse celular.
Rumores e vazamentos acerca do design, do hardware, de funcionalidades e de outros aspectos normalmente tratam esse lançamento como “iPhone 8”, mas ninguém até agora afirmou com o respaldo de fontes ou evidências concretas que esse será de fato o nome do dispositivo.
Esse é um dos motivos que nos levam a crer que, de todas as opções que a Apple tem em mãos para esse lançamento, “iPhone 8” é a que menos faz sentido. Fora isso, lançar um iPhone fora da sequência que a marca tem criado há dez anos não é o feitio da empresa, que sempre foi muito previsível nesse tipo de coisa.
FWIW, I've also heard "iPhone X" (though not 8 / 8 Plus for the JV squad) as well as 9/15 pre-orders and 9/22 release / ship date.
— Evan Blass (@evleaks) 2 de setembro de 2017
Outros nomes que podem ter mais chances de serem escolhidos pela fabricante são “iPhone X”e “iPhone Edition”. Nós afirmamos isso porque Evan Blass, o mais famoso vazador de informações sobre o mundo mobile na atualidade, só ouviu falar até agora nessas duas nomenclaturas. “iPhone 8”, para ele, é um nome genérico que se popularizou na dimensão dos rumores, mas que não teve qualquer respaldo concreto.
Pode ser que a Apple tenha feito essa mudança de modo que, neste ano, o “X” ficasse disponível para o iPhone comemorativo
Mas vamos explicar porque essas duas últimas opções fazem mais sentido que “iPhone 8”. Primeiro, vamos avaliar o termo “iPhone X”: até recentemente, a Apple usava essa letra, que na verdade era o algarismo romano “10”, na nomenclatura do seu sistema operacional desktop. Esse SO saiu de OS X para macOS na última grande atualização. Pode ser que a empresa tenha feito essa mudança de modo que, neste ano, o “X” ficasse disponível para o iPhone comemorativo.
Esse seria um dispositivo especial, inédito e sem continuação posteriormente. Dessa maneira, faz sentido usar o X para representar o 10º aniversário sem usar o número arábico tradicional que a empresa vem utilizando na sua linha de smartphones.
A possibilidade de a empresa escolher “iPhone Edition” também é procedente e já foi respaldada por rumores anteriores que falavam especificamente acerca da nomenclatura do celular. Considerando que “Edition” para a Apple significa uma coisa mais cara, mais polida e especial — pelo que se vê no Apple Watch Edition —, o termo cabe muito bem nas descrições que temos do novo iPhone.
Versões de cerâmica e de ouro do Apple Watch se chamam "Edition"
Diferente de “iPhone 8”, nenhuma dessas duas outras possibilidades bagunçariam o esquema de nomes de produtos que a empresa já possui. Além do mais, na perspectiva do marketing, lançar um iPhone 8 junto com os iPhones 7s e 7s Plus poderia passar a impressão de que dois dos três novos celulares da marca já estariam ultrapassados, o que pode criar uma resistência desnecessária entre os consumidores da Maçã que são menos informados sobre tecnologia. Ou seja, é uma má ideia por várias razões.
De qualquer maneira, ainda não temos qualquer confirmação sobre esse assunto, mas o lançamento dos novos celulares da Apple deve acontecer na próxima terça-feira. Fique ligado ao TecMundo para acompanhar todas as novidades em tempo real.
Fontes
Categorias