Em meio aos protestos contra o racismo nos Estados Unidos, fãs de K-Pop estão postando vídeos e fotos de artistas do gênero musical acompanhados de hashtags como #BlueLivesMatter (criada em defesa de policiais norte-americanos) e #MAGA (sigla para Make America Great Again) para atrapalhar iniciativas contra os protestos nos EUA.
As postagens tiveram início neste domingo (30), após o Departamento de Polícia de Dallas pedir que a população enviasse vídeos de protestos por meio de um aplicativo específico. O grupo de fãs respondeu à solicitação com diversos fancams, prática que consiste na divulgação de vídeos curtos de artistas do K-Pop. Pouco tempo depois, o departamento tirou o aplicativo do ar.
Kpop fans are taking over M*GA and pro-police hashtags and crashing law enforcement snitch apps and it’s beautiful https://t.co/h2HzGj9MEx pic.twitter.com/uUPgHOu76W
— Laura Hudson (@laura_hudson) June 3, 2020
Nesta segunda-feira (1), o Departamento de Polícia de Kirkland, em Wasinghton, pediu que seguidores utilizassem a hashtag #calminkirkland para denunciar protestos e tumultos na cidade.
No entanto, o departamento foi respondido com uma enxurrada de fancams. Com isso, as postagens no Twitter estão diminuindo a visibilidade de conteúdos relacionados às hashtags — que, quando procuradas no site, mostram uma série de vídeos e fotos de grupos musicais como BTS.
Embora a polícia dos Estados Unidos tenha respondido aos protestos com toques de recolher e violência, as manifestações ainda estão acontecendo não só em território norte-americano, mas também no Brasil e em outros países.
Fontes
Categorias