Em uma entrevista à Rádio Eldorado de São Paulo na manhã desta quarta-feira (9), o governador João Doria (PSDB) garantiu que irá adotar a quarta dose da vacina contra a covid-19 no estado, e acrescentou: "independentemente de haver ou não recomendação do Ministério da Saúde.”
De acordo com o coordenador-executivo do Comitê Científico da Covid-19, João Gabbardo, a data de início da aplicação da quarta etapa do imunizante no estado de São Paulo deverá ser definida na quinta-feira (10), em reunião do Programa Estadual de Imunizações. Segundo o governador Doria, "Avançando na segunda dose, nós poderemos avançar na dose de reforço, a quarta dose, seguindo uma ordem de faixa etária."
Fonte: Freepik/Reprodução.Fonte: Freepik
Como funcionará a aplicação da quarta dose?
No entanto, é importante destacar que, mesmo com a confirmação do início da quarta etapa, a prioridade continua sendo imunizar todos os que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a covid-19. Só então, seguindo uma ordem por faixa etária, é que a secretaria estadual de Saúde terá condições de avançar para a quarta fase.
Sem contar que existe ainda a questão da terceira aplicação. O assunto foi abordado durante uma entrevista coletiva no sábado (5), na qual a coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, afirmou que, antes de avaliar a quarta, "precisamos terminar a terceira dose de todos os elegíveis.”
De acordo com a epidemiologista, São Paulo possui hoje cerca de 10 milhões de pessoas habilitadas a tomar a terceira dose, mas que ainda não apareceram para receber o reforço. Mesmo a segunda aplicação do imunizante ainda não feita em 2,2 milhões de cidadãos paulistas.
Fontes
Categorias