Impressões: Audi Q8 2024 esbanja tecnologia e requinte, mas deve desempenho

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Imagem: Yuri Ravitz

A Audi do Brasil já iniciou as vendas do Q8 reestilizado para 2024 com novidades em vários aspectos. A fim de conferir como o SUV de luxo se sai no uso, o TecMundo foi até São Paulo para conhecer a novidade de perto e atestar suas qualidades e defeitos.

Oferecido em versão única por R$774.990, o Q8 é o topo da cadeia dos SUVs da Audi e faz as vezes de "SUV-coupé", mirando em modelos como o BMW X6, Mercedes-Benz GLE Coupé, entre outros. Seu valor atual o posiciona exatamente no meio dos rivais, porém, preço não é tudo quando se fala de segmentos de alto padrão. O que o Q8 tem para se sobressair?

Da esquerda para a direita: Q8 em Azul Waitomo, Preto Mito e Vermelho Chili.Da esquerda para a direita: Q8 em Azul Waitomo, Preto Mito e Vermelho Chili.Fonte:  Yuri Ravitz 

São Paulo/SP - nosso teste prático com o Q8 2024 se deu em um trajeto de aproximadamente 130km, em um bate-e-volta de Sâo Paulo até São Roque, compreendendo um percurso que envolveu trechos urbanos e rodoviários para possibilitar a análise tanto do comportamento do carro em si quanto de suas tecnologias de assistência.

Ao vivo, o Q8 impressiona pelo porte e as mudanças estéticas que o deixaram com um ar muito mais esportivo do que é na prática. É difícil redesenhar carros tão bem acertados sem errar a mão em algum ponto do design, entretanto, a Audi foi primorosa nas mudanças e conseguiu deixar o Q8 ainda mais vistoso e imponente.

De posse da chave, nos acomodamos no utilitário alemão para seguir viagem. Pouco se ouve do mundo externo, incluindo o motor, enquanto a fartura de recursos de conforto e comodidade deixam a experiência mais envolvente. O banco do condutor tem memórias e até mesmo o volante traz ajustes elétricos para uma precisão milimétrica da posição de dirigir.

No meio do percurso, uma breve parada para esticar as pernas.No meio do percurso, uma breve parada para esticar as pernas.Fonte:  Yuri Ravitz 

Em movimento, o Q8 disfarça muito bem seus quase 5 metros de comprimento e mais de 2,3 toneladas; o comportamento é absolutamente sublime e sereno, bem como as respostas do motor e da transmissão. Graças ao eixo traseiro direcional, o "grandalhão" se sai bem mesmo em garagens mais apertadas e é muito manobrável.

Na estrada, o Q8 mostra tanta solidez no rodar que pode fazer o condutor levar multas sem nem tomar conhecimento, pois a sensação ao volante é de uma velocidade menor. Não foram poucas as vezes em que pensávamos estar viajando a 80 ou 90km/h quando, na verdade, o painel de instrumentos mostrava velocidades muito superiores.

Experimentamos deixar a suspensão adaptativa no modo mais baixo e esportivo, a fim de ver como seria o comportamento em pisos ruins e quebra-molas. Mesmo nessa configuração, o Q8 se comportou com maestria e não precisou de cuidados extras para transpor os típicos obstáculos urbanos do nosso dia a dia, ou seja: no modo normal, é ainda melhor.

A cabine consegue, ao mesmo tempo, ser aconchegante e muito espaçosa.A cabine consegue, ao mesmo tempo, ser aconchegante e muito espaçosa.Fonte:  Yuri Ravitz 

Do pouco que usamos os assistentes de condução semiautônoma, como o piloto automático adaptativo e o sistema de permanência em faixa, todos se mostraram bem calibrados. O que incomoda um pouco é a tela dos comandos do ar condicionado: são funções demais em exibição e é obrigatório desviar os olhos da direção mesmo para realizar ajustes simples.

O cluster digital de instrumentos conta com um modo de visualização que exibe os demais veículos nas proximidades do Q8, ajudando o motorista a observar, por exemplo, carros e até caminhões em um eventual ponto cego. Há também o assistente de saída segura que, com o carro parado, impede a abertura das portas caso um automóvel esteja se aproximando.

Falando do motor, o 3.0 V6 leva o Q8 com decência e sem faltas, contudo, o desempenho deveria ser melhor em vista do preço pedido. Já existem diversos modelos bem mais baratos que, embora sejam inferiores ao Q8 em outros tópicos, se sobressaem em performance e isso, dependendo do consumidor, pode frustrar quando lembramos do preço de tabela.

Azul Waitomo é o tipo de cor que se destaca sob luz direta do sol.Azul Waitomo é o tipo de cor que se destaca sob luz direta do sol.Fonte:  Yuri Ravitz 

Apesar de tudo, é preciso ser justo sobre a excelência do comportamento do Q8, especialmente quando olhamos o aspecto dinâmico. Novamente, considerando o peso e o porte do utilitário, é surpreendente ver o que ele pode fazer quando mais exigido em curvas e outras circunstâncias do tipo, deixando nítido que o conjunto aceita muito mais motor.

E é bom lembrar que o Q8 tem uma variante bem mais nervosa, chamada de RSQ8 e equipada com motor 4.0 V8 biturbo de 600cv - e a Audi também quer que você olhe para ela. O RSQ8 atualizado ainda virá ao Brasil, mas custará bem mais de 1 milhão de reais; se não faz questão de tanta performance e o conjunto agradou, a versão "civil" dará conta do recado.

O breve contato nos permitiu apreciar as linhas do Q8 reestilizado e seu farto pacote tecnológico, porém, lamentamos uma certa falta de praticidade e de acelerações mais vigorosas. Ele tem grandes chances de incomodar os rivais, mas só um teste completo poderá dizer se seus atributos positivos são suficientes para compensar os pontos fracos.

*TecMundo viajou a convite da marca

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