Um estudante do MIT (Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos) chamado Jinha Lee criou um computador com interface em três dimensões e que funciona de forma diferente de tudo o que você já viu. Chamado de SpaceTop 3D, a invenção leva o usuário para dentro da máquina, permitindo que você consiga mexer no Windows utilizando as duas mãos, por exemplo.
Você se lembra daquele filme “Minority Report”, no qual o galã Tom Cruise realiza investigações utilizando um computador do futuro? Lançando mão de vários gestos bem espalhafatosos, ele consegue vasculhar arquivos e encontrar aquilo que procura.
Pois é, parece até que o jovem se baseou na ideia vista nas telonas – principalmente quando você acompanha o invento funcionando no vídeo demonstrativo logo acima. As semelhanças (guardadas as devidas proporções, é claro) são enormes.
Como funciona?
A criação de Jinha Lee não conta com tecnologias holográficas. O SpaceTop 3D traz uma tela de LED transparente e que utiliza todo o poder do processamento gráfico em 3D para criar uma espécie de ambiente ilusório em três dimensões.
Lidando com modelagens em 3D (Fonte da imagem: Reprodução/Jinha Lee)
Por meio de duas câmeras, uma que segue os movimentos da sua mão e outra o seu olhar, o sistema consegue obedecer às suas ordens em tempo real. Assim, a interface do PC é capaz de se ajustar aos movimentos dos seus olhos, isso enquanto você manipula dados utilizando as mãos.
Com toda essa parafernália combinada e trabalhando junta, basta olhar dentro da “moldura” para enxergar os arquivos ou programas funcionando em uma interface totalmente em três dimensões. Na demonstração, é possível perceber que objetos e arquivos podem ser manipulados da mesma forma que vimos nos cinemas.
Para o futuro
Segundo Jinha Lee, a sua invenção é parte de algo que representa o alcance a algumas novas fronteiras de inovação para o mundo do design. De acordo com ele, cada vez mais nós veremos a convergência entre os mundos físico e digital, o que deve significar uma grande revolução para o desenvolvimento dos trabalhos colaborativos e a criação de ambientes para tarefas múltiplas.
Categorias