Quem utiliza o computador com freqüência está sempre à procura de dicas e informações para tornar as máquinas mais rápidas, melhorando ao máximo o desempenho dessas. Como vivemos na era da tecnologia, nada mais justo que buscar tais dicas na Internet.
No entanto, nem sempre as informações encontradas são legítimas e muitos usuários acabam sendo prejudicados. Para identificar se um dado é válido ou não é preciso ter conhecimento sobre o assunto pesquisado, o que muitas vezes não acontece.
Neste artigo você encontrará algumas dicas que circulam pela Internet e alguns esclarecimentos que justificam o uso, ou não, dos recursos por elas oferecidos.
Mas primeiro...
Durante a leitura do artigo você encontrará o termo alguns termos mais que talvez sejam desconhecidos, por isso é necessário uma breve explicação sobre eles.
“Prefetch”
É um espaço em memória no qual ficam armazenados os arquivos dos programas mais utilizados pelo usuário. Assim, toda vez que tais aplicativos forem abertos, serão executados mais rapidamente, pois a maior parte dos arquivos utilizados já está presente na memória.
Pense em um programa muito utilizado pela maioria dos usuários, o MSN por exemplo. Se você abre o MSN com bastante freqüência em seu computador, os arquivos principais desse já estão armazenados na memória (no espaço chamado prefetch) e, por isso, ele é executado mais rapidamente.
HungAppTimeOut e WaittokillAppTimeOut
HungAppTimeOut é o tempo que o Windows espera, depois que você tentou fechar um programa que não está respondendo, para mostrar a caixa de diálogo com as opções: Aguardar, Finalizar Tarefa e Encerrar.
WaittokillAppTimeOut, por sua vez, é o tempo (em milisegundos) que o Windows espera para que um programa que está em execução seja encerrado antes que o sistema desligue.
As dicas e suas explicações
Deletar os arquivos do prefetch agiliza a inicialização do computador
De fato, como mostrado acima, o prefetch ocupa espaço em memória. Dessa forma, ao deletar os arquivos ali presentes você está liberando memória. Porém, os aplicativos passarão a demorar mais para abrir, então não é muito recomendável seguir esta dica.
Retirar programas da inicialização aumenta o desempenho
Quanto menos programas abrirem ao mesmo tempo, mais rápido o computador inicializa. Todavia é preciso ter muito cuidado com os programas retirados, senão ocorrerá o efeito inverso, fazendo com que o desempenho de alguns programas caia significantemente.
Um erro muito comum é de usuários que desabilitam utilitários de drivers de placas de vídeo e som, mas depois têm a experiência de um mau desempenho em jogos e programas mais pesados.
Desativar a restauração de sistema melhora no desempenho da máquina
A restauração do sistema cria backups quando o computador está inativo, e também é muito importante para os casos em que algum arquivo do sistema é corrompido, causando erros na inicialização da máquina.
O único ganho de desempenho notado, nesse caso, seria no uso de programas que acessam a restauração por algum motivo, ou em casos em que o HD utilizado do PC possui pouquíssimo espaço. Mas o ganho não vale o risco.
Sem o log de eventos o computador trabalha mais rápido
Na realidade desabilitar o log de eventos não traz nenhuma melhora significativa no que diz respeito à performance do PC, e pode ser considerado uma falha de segurança. Além disso, se o sistema tiver algum erro e encerrar sem explicações (o que não é raro) não há como você saber o que aconteceu, pois todas as explicações e causas do erro estariam no log de eventos do sistema.
O agendador de tarefas é inútil e só “consome” memória
Se você desabilitar este recurso do Windows irá, com certeza, melhorar o tempo de inicialização do computador (o boot). Mas o que poucos sabem é que quando você desativa o agendador de tarefas, o prefetch pára de funcionar, tornando o carregamento dos programas muito mais lento.
O sistema de arquivos NTFS é mais lento do que o FAT32
Depende da utilidade principal que o computador terá. Caso o PC seja para uso doméstico ou mesmo estações de trabalho, o NTFS é muito mais rápido, trabalha com grande quantidade de dados e é mais veloz no acesso às pastas lotadas. Além disso, é muito mais difícil acontecer o corrompimento de arquivos no sistema NTFS.
Por outro lado, o sistema FAT32 é mais rápido em leitura bruta, no caso de jogos por exemplo, na qual os arquivos são colocados em seqüência na memória.
Alterar os valores de HungAppTimeOut e WaittokillAppTimeOut fazem o computador desligar mais rápido
Obviamente, se você diminuir os valores mostrados nestes campos do registro, seu computador responderá mais rápido quando um programa travar ou quando o Windows for encerrado.
Mas, nem tudo são flores. Alguns aplicativo, como o Word e o Windows Live Messenger, precisam salvar algumas informações antes de serem encerrados, e isso leva um tempo determinado.
A partir do momento que os aplicativos são encerrados de forma “forçada”, eles deixam de salvar informações que podem ser muito importantes mais futuramente. No caso do Word, a recuperação automática pode não acontecer e você pode perder tudo o que não havia sido salvo.
Serviços de rede que não estão sendo utilizados podem ser desabilitados para melhorar a performance do sistema
Sim, desde que corretamente. Caso contrário você terá problemas com toda a rede e pode ter alguns processos, como o svchost, consumindo muito mais memória do que realmente necessita, e vai acabar pensando que é um vírus, quando na verdade não passa de um serviço desabilitado de maneira errada.
Categorias