A Microsoft não abre mão dos requisitos mínimos para rodar o Windows 11, mas instalá-lo nesses computadores não é impossível. Em um artigo de suporte, a empresa explicou as consequências de baixar o sistema operacional em um PC que não apresenta a ficha técnica necessária.
Segundo a página de suporte, uma vez instalado, a experiência com o Windows 11 pode não ser a ideal. "Instalar o Windows 11 neste computador não é recomendado e pode gerar erros de compatibilidade", alerta a Microsoft. "Se proceder com a instalação do Windows 11, seu PC não vai mais ser suportado e pode não receber mais atualizações", continua a empresa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Leia mais: Microsoft confirma que Windows 11 24H2 está quebrando jogos da Ubisoft
O processo de instalação do Windows 11 em um computador incompatível precisa ser feito manualmente. A instalação requer certa familiaridade com informática e processos de formatação, mas não é tão difícil.
No artigo de suporte, a empresa entra em detalhes sobre como verificar se o computador é compatível com o sistema através do app Verificação de Integridade. O programa também sugere soluções para tornar o dispositivo compatível com o sistema.
Microsoft não recomenda atualização, por enquanto
Com o sistema rodando, é possível que o Windows 11 emita alertas para informar o usuário sobre as incompatibilidades encontradas. A princípio, essas notificações podem ser ignoradas, mas a Microsoft "recomenda voltar a usar o Windows 10".
A instalação do Windows 11 em PCs incompatíveis é possível há muito tempo. Contudo, a Microsoft não oferece suporte para computadores que não atendem aos critérios do SO.
Porém, a existência dessa página de suporte sugere que a Microsoft pode logo encorajar usuários a migrar para o novo sistema, mesmo se os requisitos mínimos não forem atingidos. A solução pode ser divulgada como alternativa para o fim do suporte do Windows 10 marcado para 2025.
Categorias