RPA: o que é e como funciona a Automação Robótica de Processos?

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Você sabe o que é RPA? A sigla designa Automação Robótica de Processos (no original em inglês, Robotic Process Automation) e descreve uma tecnologia que está modificando a forma de funcionamento das empresas.

Isso porque os robôs de software de RPA utilizam tecnologias de automação inteligente para poder realizar tarefas repetitivas que antes eram feitas apenas por humanos, como extrair dados, preencher formulários, mover arquivos, entre várias outras funções.

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A ideia aqui é agilizar processos e reservar o trabalho mais complexo para o recurso humano. A seguir, explicamos como essa tecnologia funciona e quais são suas vantagens quando usada dentro das organizações.

O que é Automação Robótica de Processos (RPA)?

Chamamos de Automação Robótica de Processos o método tecnológico que é usado para automatizar processos transacionais realizados em certas companhias, de acordo com uma programação específica.

A RPA tem muito potencial, podendo ser utilizada para automatizar tarefas simples, como o preenchimento de formulários ou mesmo o atendimento a clientes. Ela combina APIs e interações da interface do usuário (IU) para poder executar tarefas repetitivas, no intuito de aumentar a produtividade. Isso é feito por meio da implementação de scripts que simulam algumas ações humanas.

(Fonte: GettyImages / Reprodução)
A RPA tem o potencial para melhorar processos dentro das empresas. (Fonte: GettyImages / Reprodução)

A ideia aqui é liberar os recursos humanos das empresas para que possam se concentrar em atividades mais complexas. Além de auxiliar na tomada de decisões, esta tecnologia ajuda a reduzir o investimento de trabalho humano na execução de tarefas de grande volume que são executadas a partir de regras bem definidas.

Tudo isso é realizado a partir de uma combinação entre Inteligência Artificial, o Machine Learning e o Big Data, com o objetivo de tirar vantagem dos melhores recursos de cada um deles.

Tipos de RPA

A RPA funciona a partir da integração e execução de processos e tarefas em várias aplicações, simplificando o fluxo de trabalho. Embora os processos executados sejam propositadamente simples e intuitivos, a RPA empresarial pode se complexificar de acordo com as tarefas requisitadas pelas organizações.

Por isso, há alguns tipos de RPA que podem ser empregadas conforme a demanda. Vejamos quais são elas:

RPA Assistida

Utilizada para auxiliar trabalhadores humanos em tarefas rotineiras. Os bots são projetados para trabalhar em parceria com usuários humanos em processos interativos. Alguns exemplos são o atendimento ao cliente e as operações de suporte técnico de TI.

RPA não assistida

Funciona sem a intervenção humana, por automações que operam de forma independente a partir de comandos pré-programados. É mais comumente aplicada em processos que envolvem entrada de dados, operações de TI e integrações de aplicativos.

RPA híbrida

Combina a RPA assistida e a não assistida. Ou seja, os bots e os trabalhadores humanos interagem na execução de tarefas. A ideia aqui é combinar a velocidade e a eficiência da execução automatizada com a tomada de decisão humana.

Quais são os benefícios da RPA?

O uso da RPA nas empresas visa melhorar os resultados, o que é verificado e medido por indicadores como redução de custos, aumento da precisão e velocidade de entrega. 

(Fonte: GettyImages / Reprodução)
A RPA visa sobretudo melhorar a produtividade em uma empresa. (Fonte: GettyImages / Reprodução)

Vejamos em seguida quais são os principais benefícios oferecidos por essa tecnologia:

Segurança e escalabilidade

Pode-se entender a RPA como uma forma encontrada para usar a automação em escala, sempre cumprindo requisitos de segurança. Por isso, ela também pode ser usada para fortalecer a segurança digital, por meio das automações que protegem dados confidenciais e eliminam riscos que são associados ao erro humano.

Melhoria no trabalho humano

Com a automatização de processos de grande volume, a RPA pode liberar os trabalhadores humanos para se dedicarem a tarefas mais importantes dentro da empresa, nas quais vão se sentir mais valorizados.

Produtividade

A RPA se destina também a aumentar a produtividade das empresas, por conta do impacto na velocidade e na confiabilidade dos processos. Além disso, com a diminuição do foco em tarefas simples, o tempo de trabalho dos funcionários pode ser direcionado a atividades mais estratégicas.

Padronização de processos

Uma vez que a RPA opera por sistemas automatizados, ela também ajuda a padronizar as rotinas de trabalho, melhorando a organização da empresa e a análise de cenários.

Diminuição dos erros

A RPA trabalha com grande volume de dados, que muitas vezes são difíceis de serem manejados pelos funcionários. Por isso, ela auxilia na redução da possibilidade de erros humanos, que muitas vezes são inevitáveis.

Satisfação dos clientes

Como as automações funcionam de forma ininterrupta, elas podem reduzir o tempo de espera dos clientes, aumentando a sua satisfação.

Como a automação robótica funciona nas empresas?

A RPA se apresenta como uma ótima solução para as empresas, sobretudo na execução de tarefas manuais e repetitivas. Alguns exemplos são coisas como faturamento e codificação de faturas em finanças e envio de lembretes de consulta em serviços de saúde.

Mas todos os setores empresariais podem tirar vantagens de algum uso das aplicações de RPA.

(Fonte: GettyImages / Reprodução)
A RPA se presta a várias atividades empresariais. (Fonte: GettyImages / Reprodução)

A seguir, apresentamos algumas formas pelas quais isso pode acontecer:

Serviços financeiros

São os que mais conseguem utilizar RPA em termos do aumento de precisão, segurança e conformidade trazidos pela automação. Entre as tarefas que podem ser executadas por essa tecnologia, estão a integração do cliente, acelerando a coleta e verificação de informações, e a automatização do processamento de empréstimos e das avaliações de crédito.

Saúde

Os serviços de saúde podem se tornar mais eficientes com o uso da RPA, por conta da redução da carga administrativa e da possibilidade de oferecer um atendimento personalizado ao paciente. Entre as atividades que podem ser automatizadas, estão o agendamento de pacientes, o processamento de reclamações, a redução dos ciclos de reembolso, o gerenciamento de dados, a a melhoria na coleta e análise de dados.

Serviços de manufatura

Nesse setor, a RPA pode usadas em operações de fabricação para reduzir os custos e aumentar a produtividade em uma indústria. Ela pode ser empregada para fazer o gerenciamento de estoque, no processamento de pedidos e na automatização da coleta e análise de dados para inspeções de produtos. Por fim, ela pode ser útil também na manutenção dos equipamentos.

Atendimento ao cliente

O setor de atendimento ao cliente consegue melhorar muito a eficiência operacional por meio da RPA. Em alguns casos já executados, a satisfação do cliente aumentou por conta da automatização por meio de chatbots ou assistentes virtuais que respondem perguntas rotineiras, como solicitações de status de pedidos ou informações de contas.

Outra parte em que a RPA auxilia é na emissão de tickets e na resolução de problemas, fazendo o registro e o encaminhamento correto das reclamações de clientes. O feedback também se torna mais rápido com a automatização.

Quais as características que o RPA deve ter?

Para que seu uso seja produtivo, a RPA deve ser configurada tendo em mente a presença das seguintes características:

Segurança

Ela precisa operar garantindo a proteção dos dados dos usuários, o que pode ser feito com o uso da criptografia e controles de acesso.

Compatibilidade

A RPA deve ter a capacidade de interagir e se integrar com a maior parte dos aplicativos empresariais presentes hoje no mercado.

Escalabilidade

As aplicações precisam estar aptas para gerenciar um número crescente de aplicativos e tarefas.

Usabilidade

Cada RPA deve possuir uma interface gráfica cujo uso seja simples tanto para os programadores quanto para os não programadores.

Melhoria da experiência dos clientes

A RPA precisa operar de forma a tornar o acesso aos serviços mais simples e aprazível para os clientes das empresas, tornando-os mais satisfeitos.

Curtiu esse conteúdo? Pois saiba que aqui no TecMundo você sempre encontra os melhores tutoriais sobre o mundo da tecnologia. Até a próxima!

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