O que é 'taxação das blusinhas' e por que novo imposto ganhou esse apelido?

2 min de leitura
Imagem de: O que é 'taxação das blusinhas' e por que novo imposto ganhou esse apelido?
Imagem: GettyImages

Quem acompanha as notícias sabe que vem rolando, há algum tempo, uma discussão sobre taxar compras internacionais de até US$ 50. A ação ficou conhecida como "taxação das blusinhas" e, certamente, gerou diversas dúvidas em muita gente.

A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre o que é essa Taxa das Blusinhas e como andam as discussões no Senado referentes ao assunto. Confira!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é a 'taxação das blusinhas'?

Aprovação da PL afetaria compras feitas em plataformas como Shopee, Shein e AliExpress. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Aprovação da PL afetaria compras feitas em plataformas como Shopee, Shein e AliExpress. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

A chamada "taxação das blusinhas" faz parte do Projeto de Lei (PL) 914/24. Tal PL tratava originalmente do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). Ele estava direcionado ao desenvolvimento de tecnologias para produção de veículos menos poluentes para o meio ambiente.

Porém, a taxação das compras internacionais entrou na pauta desta PL a pedido do deputado Átila Lira (PP-PI), que é o relator da matéria. Nesta semana, a história ganhou um novo capítulo: a remoção deste trecho do texto original.

A mudança na matéria foi feita pelo relator do projeto no Senado, Rodrigo Cunha (Podemos-AL). Ele manteve a sua decisão de retirar a cobrança deste tributo, algo que será analisado pelos parlamentares nesta quarta-feira (5).

Vale lembrar que, em 28 de maio, a taxação das blusinhas havia sido aprovada pela Câmara. A votação original deveria ter acontecido no dia 29 do mês passado, mas foi adiada para ontem (4) e novamente postergada até que todos entrem em um acordo.

"Acho mais pertinente [adiar], até para que o senador tenha mais tempo. Para mim, tem muito ruído de comunicação. Para votar essa matéria agora, tem muita confusão. Eu prefiro trabalhar até amanhã para construir um procedimento sobre a votação dessa matéria", comentou Jaques Wagner, líder do governo no Senado.

"Podemos votar a matéria como está apresentada e ela voltará para a Câmara. Ou seja, nós em vez de agilizarmos algo que considero importante, estaríamos postergando", continuou Wagner.

Senado deve decidir, em breve, se a taxação das blusinhas realmente vai acontecer. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Senado deve decidir, em breve, se a taxação das blusinhas realmente vai acontecer. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O que muda com a 'Taxação das Blusinhas' e por quê esse apelido?

Partindo do pressuposto de que os parlamentares optem por manter o texto dentro da PL, compras internacionais de até US$ 50 terão cobrança do Imposto de Importação (II), resultando em uma alíquota de 20%.

É exatamente por isso que a medida acabou ganhando o apelido de "taxação das blusinhas", tendo em vista que as compras mais afetadas seriam as feitas em plataformas como Shopee, AliExpress e Shein.

Por serem grandes marketplaces, muitas pessoas acabam buscando essas opções para comprar roupas - ou, 'blusinhas' - pagando um preço mais em conta. Logo, a aprovação dessa PL afetaria muitas das transações feitas nestas plataformas.

E você, o que acha de toda essa discussão? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do TecMundo, e aproveite também para ler sobre o atual funcionamento das taxas de importação para o Brasil. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.