O M1 (Apple Silicon), processador lançado pela Apple no ano passado, superou o Intel Core i7-11700K, de 11ª geração, e agora está em segundo lugar no ranking de performances de single thread do PassMark. O chip da Maçã conta com uma pontuação atual de 3.550 pontos, enquanto o processador da Intel ficou com 3.542 pontos.
O Apple M1 tem quatro núcleos de alto desempenho e quatro de alta eficiência, com uma arquitetura semelhante à tecnologia híbrida Lakefield da Intel. Mesmo com o segundo lugar, dificilmente o M1 alcançará o campeão do ranking, o Intel Core i9, que atualmente está com 3.741 pontos. Segundo o site, são utilizados milhares de resultados de benchmark para chegar aos números.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O chip da Apple tem alto desempenho de single threaded, mas ainda não tem chances de competir com processadores multi-threaded. O lançamento do processador M1X, porém, pode mudar este cenário.
Perdendo mercado
Com o lançamento do M1, a Intel não conta mais com a Apple em sua lista de clientes para notebooks leves. Como resposta, a empresa passou a divulgar anúncios em suas redes sociais destacando deficiências do novo M1. Em publicações no Twitter, a Intel afirma que apenas um PC pode oferecer modo tablet. Além disso, publicou no YouTube, uma comparação direta com um iMac.
No início do ano, a marca divulgou vários benchmarks que mostravam que os processadores Core i7 de 11ª geração eram mais rápidos que o processador da Apple. Porém, os testes foram contestados por utilizarem uma metodologia duvidosa.
Fontes
Categorias