Em parceria com o Instituto Vero, o TikTok lançou uma campanha para aumentar a conscientização a respeito da segurança de crianças e adolescentes na internet. Iniciado na semana passada, o projeto “#Juntos” inclui conteúdos e ativações presenciais com a participação de artistas e criadores como Mônica Martelli e Tadeu França.
Promovendo debates, cursos de capacitação para pais e responsáveis e materiais de orientação, a iniciativa nasceu após a divulgação de uma pesquisa da YouGov, encomendada pelo app de vídeos. O levantamento mostrou que 18% dos pais desejam usar ferramentas de controle parental, mas não sabem da sua existência.
@monicamartellioficial Nós pais temos muitas preocupações com nossos filhos adolescentes na internet. Estamos sempre querendo saber com quem eles estão falando, o que estão consumindo e como estão se informando. Por isso amei a sincronização familiar, nos possibilita acompanhar mais de perto. Não é para controlar, mas para monitorar de forma mais adequada. E o diálogo sempre é essencial. O @Instituto Vero e @TikTok Brasil arrasaram convidando criadores de conteúdo e artistas para trazer dicas com o projeto #JUNTOS. Afinal, é super importante garantir um uso mais consciente e positivo das plataformas digitais. Vamos juntos nessa? #SincronizaçãoFamiliar #publi ? som original - Monica Martelli
O relatório também destacou que muitos responsáveis têm mais dificuldade para discutir com os filhos sobre a segurança no ambiente digital do que a respeito de temas como álcool e abuso de substâncias. Diante de tal cenário, as parceiras decidiram promover formas de melhorar a segurança de menores na web.
“Proteger os mais jovens é nossa prioridade absoluta; ano após ano, buscamos parcerias que gerem conhecimento sobre nossas ferramentas de proteção, para que, juntos, possamos garantir uma experiência digital segura”, afirmou o diretor de políticas públicas do TikTok Brasil, Fernando Gallo.
Primeiros conteúdos já estão disponíveis
A atriz e escritora Mônica Martelli e o criador de conteúdo Tadeu França estrelam os vídeos que marcam o início do projeto #Juntos. Os materiais abordam a presença digital com uma linguagem objetiva e acessível para o público-alvo da campanha.
No primeiro conteúdo, a atriz apresenta a ferramenta de sincronização familiar do TikTok, que permite vincular os perfis dos filhos às contas dos pais para definir limite para o tempo de tela e escolher quem pode interagir com os menores. O recurso também possibilita filtrar palavras-chave no feed “Para Você”.
@otadeufranca Como podemos dialogar mais e melhor com nossos filhos sobre segurança online? Eu também tinha essa dúvida, até conhecer o Projeto #JUNTOS que traz dicas de segurança digital para sensibilizar responsáveis por adolescentes na temática, abordando temas como: conteúdos prejudiciais, controle do tempo de tela, ferramentas de segurança e monitoramento das atividades online e muitos outros. Acesse o guia online através do link: vero.org.br/juntos E vamos JUNTOS fazer do mundo digital um lugar mais seguro e saudável para os nossos filhos. #pubIi #JUNTOS @Instituto Vero ? som original - Tadeu França
Já Tadeu destaca que o TikTok só pode ser usado por maiores de 13 anos e comenta sobre as restrições aplicadas às contas dos menores de 18 anos. Nos próximos meses, a plataforma de vídeos e o Instituto Vero vão promover rodas de conversas com associações de pais, workshops de capacitação e convidarão mais figuras públicas para participar da campanha.
Realidade Violada 3: Predadores Sexuais
Neste sábado (14), o TecMundo lança o documentário Realidade Violada 3: Predadores Sexuais, que traz relatos exclusivos de agentes de segurança e hackers que lidam diretamente com crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil. O terceiro episódio da série estará disponível em nosso canal no YouTube a partir das 14h.
Fontes
Categorias