Na noite desta quinta-feira (11), o Facebook anunciou uma nova mudança em seu algoritmo de demonstração de conteúdos nos feeds de notícias. Por meio de seu blog oficial, a rede social revelou que a partir de agora as exibições serão feitas com base em relevância e interesse.
Com isso, espera-se que os usuários tenham mais contato com conteúdos que julgam interessantes, sendo que a medição desses interesses se dá por meio de comentários, curtidas e outras formas de engajamento.
No post em seu blog, o Facebook afirmou que isso é um resultado do Programa de Qualidade de Feeds — que utilizou pesquisas realizadas com "dezenhas de milhares de pessoas por dia" para saber o que elas julgam mais importante em suas navegações pelo serviço. Traçando perfis de similaridade, isso pode gerar resultados bem interessantes.
Servidores do Facebook continuam trabalhando pesado para calcular informações
Como vai ser?
Com a mudança, o Facebook criou também um ranking para prever o que cada consumidor gostaria de ver. Assim, as histórias que o algoritmo interpreta como importantes são mostradas no topo das páginas — sendo feita uma escala de 1 a 5, do "realmente não informativo" até o "realmente informativo".
Também são levados em consideração o nível de contato entre as pessoas. Com isso, amigos com quem os usuários trocam mais mensagens ou interagem mais ganham prioridade na exibição.
Usuários e páginas com mais engajamento vão ser exibidos com prioridade nos feeds
O mesmo vai valer para as páginas, mas o Facebook afirma que os criadores de conteúdo devem manter seus posts como faziam anteriormente — pois não vai haver uma mudança significativa na exibição dos materiais. Será que seu Facebook vai ganhar muito mais conteúdos relevantes?
Fontes
Categorias