O coordenador geral dos mestrados do Ibmec/RJ, professor Valter Moreno, está desenvolvendo um projeto de pesquisa com foco na melhoria da competitividade das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) de software brasileiras.
Uma parte essencial do projeto é o lançamento de uma plataforma online que permite às companhias identificar seus pontos fortes e aspectos que ainda devem melhorar em relação a seus concorrentes. Esse serviço gratuito de benchmarking cobre áreas tão diversas quanto desempenho do negócio, inovação, competências técnicas e gerenciais, perfil do gestor, e ambiente de trabalho.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Qualquer empresa desenvolvedora de software que tenha CNPJ e pelo menos quatro funcionários pode usufruir do serviço, que é provido sem qualquer custo. Para isso, basta que a empresa se cadastre no site do projeto INOVAR (www.inovar.pro.br/participe) e que seus gestores e colaboradores preencham um breve questionário eletrônico. Assim que os questionários são preenchidos, relatórios de benchmarking customizados são automaticamente encaminhados para os participantes.
Fomentando o software nacional
Todas as informações coletadas são sigilosas. O projeto, que foi integralmente financiado pelos governos federal e do Rio de Janeiro, foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e Comissão de Ética em Pesquisa (Coep) da UERJ. Ele também conta com o apoio da ABES, ASSESPRO, SOFTEX, Software Livre.org, ABRAGAMES, FIRJAN, CNPq/Capes e FAPERJ.
Segundo Valter Moreno, “como resultado do projeto INOVAR, poderemos identificar a importância relativa dos vários fatores que afetam a competitividade das nossas empresas de software. Os resultados poderão ser usados para avaliar e definir políticas de fomento para o setor”, conclui.
Fontes
Categorias