Com a popularização de SSDs cada vez mais rápidos e a adesão aprofundada de módulos DDR5, a Kingston revelou ter a liderança global nos segmentos de SSDs, apontando que o Brasil detém 35% do volume de negócios para esse tipo de armazenamento. O resultado dos números foi a combinação agressiva do investimento com o público doméstico e o mercado corporativo.
Após algum tempo de instabilidade nos módulos para SSDs e memória RAM, 2024 voltou a equilibrar essa categoria. Dados da companhia mostram um crescimento de 16% no faturamento para os Solid State Drives, que representam 35% da operação da fabricante no mercado brasileiro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para o market share da Kingston, o levantamento indica que o segmento das DRAMs está em 50%, mantendo a tendência de liderança da companhia.
Para o Country Manager e diretor de Etail para a América Latina da Kingston, Paulo Vizaco, a companhia teve muito êxito em 2024 com seus novos lançamentos e projeta a priorização de “setores estratégicos como computação em nuvem e inteligência artificial” para 2025.
Lançamentos impulsionaram 2024
Por falar em 2024, a Kingston trouxe algumas novidades interessantes ao mercado brasileiro. O destaque fica com o Kingston NV3, continuação da famosa linha de SSDs da empresa, que chega com velocidades de leitura e gravação até 6.000 e 5.000 MB/s, respectivamente, além de capacidades entre 500 GB e 4 TB.
A companhia também destaca a chegada da nova RAM Kingston Fury Renegade DDR5 com velocidade expandida para 6.400 MT/s. No mercado para profissionais, o Kingston XS1000 parece ter mantido o protagonismo e recebeu uma versão vermelha para quem precisa de um SSD externo compacto.
- Saiba mais: O impacto do SSD nos games atuais: Já está na hora de abandonar os HDDs para jogar? Coluna
Apesar do sólido ano de 2024, a companhia não deu dicas do que vem pela frente. Para 2025, a expectativa é que o mercado brasileiro receba mais versões de memórias RAM DDR5 e novas opções de SSDs.